top of page

Ventri - renasce a moda

Sempre em movimento, Bruna, Amanda e Fatima, inauguram uma boutique e marca própria após 12 anos de uma jornada bem sucedida pelo universo das franquias de moda. Bem-vindos à Ventri, aconchegante e envolvente, como sua primeira morada

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS JOÃO PAULO SANTOS


Se toda humanidade veio da mulher, pelo menos uma morada tivemos todos em comum: o ventre. Muito mais do que nosso primeiro lar, o ventre é uma incubadora de sonhos, uma fonte magistral de energia, nutrição, crescimento e força. Estes e tantos outros significados traduzem a natureza e propósito da Ventri, marca concebida por três mulheres que compartilham não apenas o sobrenome Aranega de Macedo, mas também a paixão pelo universo da moda.


Inaugurada em plena Av. Tiradentes, Centro de Maringá, a Ventri é fruto de uma nova etapa empreendedora na vida de Fatima e suas filhas Bruna e Amanda. Após 12 anos de sua primeira loja Capodarte inaugurada em Maringá, elas decidiram que era chegada a hora de trazer para a cidade uma boutique que reúna, além de calçados e bolsas, acessórios, roupas, artigos de mesa e decoração, com uma curadoria que leva em direção a uma moda que não é efêmera e tendenciosa, mas que tem potencial pleno de permanecer no guarda-roupa e vida das pessoas por muito tempo.


O EMBRIÃO

Muitas vezes o começo remonta de épocas que a gente nem imagina. Na história em questão, vamos voltar para a década de 1970, quando dona Shirley Aranega, mãe de Fatima, mostrava ser o embrião do empreendedorismo na família Aranega de Macedo. Proprietária da Livraria Maringá (a primeira da cidade) junto de seu marido, dona Shirley provou ser uma mulher totalmente à frente do seu tempo, conciliando a maternidade com os negócios da família em Maringá, mesmo morando em Nova Esperança, encarando a estrada diariamente.


Foi neste delicioso mundo dos papéis, tintas e cores que Bruna e Amanda passaram a infância. “Lembro da generosidade dos nossos avós em nos permitir pintar uma parede imensa nos fundos da livraria, onde criamos um verdadeiro mural, foi uma época muito gostosa”, relembra Amanda. Mal sabiam elas que o mundo do varejo já estava definitivamente em suas vidas.


Anos mais tarde, Fatima se formou em biologia na UEM, mas não chegou a exercer a profissão, estando sempre presente nos negócios da família. Foi ela a responsável por estruturar toda a migração dos sistemas de contabilidade e controle de estoque da livraria do analógico para o digital após o advento dos computadores, um dom que ela usa até hoje à frente da administração das 5 lojas que compõem o grupo Aranega de Macedo, sendo a Ventri a sexta do grupo.


A moda enquanto vocação empreendedora também entrou na família através de Fatima, que inaugurou junto de sua amiga e sócia Sandra Franchini a Mil Pontos, uma empresa de bordados computadorizados, cortes e gravações à laser feita para prestar serviço para empresas de confecção. Quando Sandra retirou-se do negócio para assumir um cargo público, Bruna entrou no negócio para ajudar a mãe, onde permaneceu por 3 anos. “Foi uma experiência enriquecedora no que se refere a processos e fluxos de uma empresa, mas nós éramos uma empresa que atendia outras empresas, e meu sonho era trabalhar com o consumidor final”, declara Bruna.


Neste meio tempo, Bruna formou-se em Administração e Amanda em Medicina Veterinária. Juntas, começaram a pesquisar e entender o universo das franchisings, buscando uma marca que traduzisse um ideal que conservam nelas desde sempre: uma marca que tenha beleza e apelo visual sem ser tendenciosa, mas que possa permanecer por anos no acervo de peças preferidas das mulheres… Uma tarefa nada fácil em uma época onde conceitos como moda atemporal e sustentável praticamente não existiam.


Tudo o que elas sabiam é que gostariam de apostar em uma marca de sapatos, por ser uma peça muito democrática, pois a mulher sempre está apta para provar um novo sapato. Foi uma visita à Capodarte da Rua Oscar Freire em São Paulo, no ano de 2009, que lhes deu a convicção de que esta seria a marca que levariam para Maringá, onde a primeira loja do grupo foi inaugurada em 4 de maio de 2010 no Maringá Park Shopping.


CRESCER NEM SEMPRE É FÁCIL

Após passar por um rigoroso processo seletivo junto aos diretores da Capodarte em Sapiranga, Rio Grande do Sul, e do desafio de montar a loja em um curto espaço de 25 dias para não perder o timing do dia das mães de 2010, Fatima, Bruna e Amanda jamais poderiam imaginar que os desafios estariam apenas começando.


A despeito de toda sua experiência no comércio, elas tiveram que aprender do zero os pormenores e especificidades do varejo de moda. “Foi uma imersão muito intensa de pelo menos dois anos que fizemos na loja, a ponto de eu não conseguir sair do shopping nem mesmo para almoçar, morando a poucas quadras do shopping”, diz Amanda. E para agravar este quadro, com apenas um ano de loja aberta elas se viram diante da oportunidade de abrir a segunda loja, no Shopping Catuaí, um desejo que partiu da própria indústria. “Não era o nosso momento e nem o momento do Catuaí, pois o shopping era novo e nem existia transporte público para nossos colaboradores irem até lá, mas abrimos a loja para não perder a exclusividade da região”, declara Bruna.


Sendo elas mulheres de muita fé, hoje, ao olhar para este início atribulado, elas expressam gratidão pela oportunidade de terem conhecido na prática cada fase e processos que movem suas operações: sistemas, estoques, compras, eventos, treinamentos, caixa, RH e muito mais. Hoje suas atribuições estão muito bem definidas: Fatima na gestão administrativa, Amanda na gestão operacional e Bruna no comercial e relacionamento com o público.


Quem é de Maringá sabe e concorda que é mérito delas, e de ninguém mais, a projeção e força que a Capodarte desenvolveu na cidade, a ponto de estar no ranking da franquia com melhor performance no país, atrás apenas de São Paulo, à frente de todas as demais capitais… É só lembrar de campanhas memoráveis, como a “De mãe para filha” e tantas outras que surgiram aqui através delas, e acabaram se tornando padrão em todas as franquias da marca.


Neste caminho de tantas conquistas, Amanda e Bruna também se tornaram mães, e continuaram a expansão de seus negócios, assumindo a Capodarte de Londrina, abrindo uma terceira loja em Maringá e agregando uma marca nova ao grupo, a Loungerie.


Hoje a Ventri já nasce com o mesmo propósito e missão das demais lojas do grupo: “abençoar vidas, clientes e colaboradores”. O respeito e valorização do capital humano é tão presente que a maioria dos colaboradores têm mais de 10 anos de casa. E detalhe: 95% dos colaboradores são mulheres.


Na Ventri você encontra marcas exclusivas, como Carol Bassi, Gloria Coelho, Marisa Ribeiro, FIT, Andrea Marques, Coven, Ferri, Room, Felicia Pretto e Tania Bulhões. Um luxo!





Comments


bottom of page