top of page

Tesla Owners

Já são aproximadamente 150 proprietários de Tesla em todo o Brasil, um dos quais Adriano Perini, de Maringá, que nos apresentou esse universo high-tech de velocidade e sustentabilidade criado pelo americano Elon Musk


Embora a Tesla ainda não tenha representação oficial no Brasil, os carros da montadora têm chegado no país por meio de entusiastas da marca, que encaram toda a burocracia de importação para ter um dos carros mais cobiçados do mundo. É o caso de Adriano Perini, maringaense proprietário do Tesla Model S, simplesmente o carro mais rápido do mundo!


Adriano sempre foi um apaixonado por alta tecnologia, seja no seu consultório de dentista ou nas pistas como DJ, ele sempre está conectado com o que há de melhor no mercado. Em uma de suas viagens aos EUA, onde foi fazer um curso na área odontológica, ele decidiu visitar um showroom da Tesla e foi amor à primeira vista. Foi assim que ele começou a pesquisar e descobriu que aqui no Brasil existe um grupo de Tesla Owners, pessoas que importaram o carro e fazem uma espécie de rede informal de apoio, uma vez que não existe assistência autorizada no Brasil e qualquer manutenção pode ser um grande desafio. “Somos um grupo de early adopters dessa tecnologia, é um caminho natural trilhado por toda nova tecnologia antes de ela ser massificada, foi assim com o iPhone, quem trazia iPhone dos EUA era considerado louco”, brinca Adriano. Para ter seu Tesla em mãos, Perini personalizou o carro pelo site Tesla.com, aguardou 6 meses pela fabricação do modelo, 12 dias para o transporte marítimo até o Brasil e 2 dias de desembaraço alfandegário, tudo isso mediado por um despachante aduaneiro contratado desde o início.


O grande frenesi em torno da Tesla não é apenas pelo fato de serem carros 100% elétricos, terem a melhor tecnologia de carro autônomo do mundo, ou terem sido criados por Elon Musk, o bilionário mais popular do planeta; os Tesla fogem de quaisquer padrões da indústria automobilística simplesmente porque seus fundadores não são da indústria de automóveis. “É um carro que não tem freio de mão, que não tem ignição – basta colocar o cinto de segurança e ele entende que você vai partir – que dá ré automaticamente se você acelera diante de uma barreira frontal, e muitos outros detalhes que fazem a experiência de dirigir o carro simplesmente única”, conta Perini.


E para quem pensa que carro elétrico não tem autonomia para pegar a estrada, Perini foi de Tesla para Balneário Camboriu. “Eu já fui proprietário de uma X5 híbrida que eu usava apenas no modo elétrico, mas a autonomia dela girava em torno de 70 km, já o Model S da Tesla tem autonomia de 650 km com uma carga”, explica Perini. Para chegar até Camboriú ele fez parada em Curitiba, onde tem um Carregador Super Rápido da Copel, porque ele saiu de Maringá com a carga incompleta, e de lá seguiu para Balneário. O Paraná tem, inclusive, uma eletrovia que vai de Foz do Iguaçu até Paranaguá com 11 postos de recarga gratuitos da Copel, que dão carga completa em aproximadamente 30 minutos.


Vale lembrar que no Paraná os carros 100% elétricos ainda são isentos de IPVA e as políticas de importação também são favoráveis, com isenção de vários impostos e também do IPI.













bottom of page