top of page

Slow Medicine

Após compreender o conceito de Slow Life aplicado em diversas esferas da vida e do cotidiano, encontramos em Maringá uma clínica médica onde os profissionais aplicam o modelo Slow Medicine no atendimento aos pacientes


 

Dra. Thais Micheletti Freire

ENDOCRINOLOGIA

CRM 20380 PR


Dr. Carlos H. Lemos Freire

GINECOLOGIA

CRM 19369 PR


TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS JOÃO PAULO SANTOS

O Slow Medicine (ou “Medicina Lenta”, fazendo uma tradução livre) nada mais é do que um método de atendimento que se propõe a tratar cada paciente com atenção dedicada e, principalmente, tempo de qualidade.


Os médicos Carlos Freire e Thais Freire são os precursores dessa prática na cidade. Eles explicam que o método Slow Medicine se contrapõe aos modelos convencionais em que existe pouca interação entre profissional-paciente, gerando consultas abreviadas e impessoais. No novo modelo proposto, o médico flexibiliza sua agenda de modo a oferecer tempo de qualidade e, por consequência, um melhor atendimento. “Em um atendimento de 5 minutos é muito difícil o profissional conseguir transmitir todos os pormenores de uma patologia ou de um tratamento. Quando o paciente é submetido a um tratamento sem compreender exatamente o que e o porquê ele está fazendo, os resultados podem não ser tão eficazes e o índice de recaídas também aumenta”, explica o Dr. Freire.


O movimento Slow é uma resposta à perda do tratamento individualizado. Depois de ser reduzido a “massa” por tantas décadas, homens e mulheres têm percebido atualmente um progressivo aumento pela busca do fio artesanal, da produção local e do consumo humanizado em oposição às produções em larga escala e ao consumo irresponsável dos recursos naturais. Na medicina o movimento segue na mesma direção. A Drª Thais explica que “um atendimento rápido pode funcionar para o médico, mas dificilmente funciona para o paciente. Nós deixamos de olhar para o paciente como uma patologia e visualizamos um conjunto, uma pessoa”.


Os benefícios do Slow Medicine vão além dos fatores emocionais e encontram uma resolução prática na medida em que o paciente deixa de seguir as prescrições de forma passiva para se tornar um agente ativo em seu próprio processo de cura. O Dr. Freire dá o exemplo: “imagine uma paciente com endometriose que, após a consulta, passa a compreender melhor a patologia... Quando ela vir a sentir dor, ela não vai sentir desespero, porque ela passará a conhecer melhor o próprio corpo. Na verdade, todos temos medo do desconhecido, e com um atendimento Slow nós podemos esclarecer melhor os desafios e as metas de cada paciente, individualmente”.


NA CLÍNICA SANVIE


Para encontrar um ambiente favorável para a prática do Slow Medicine os doutores Carlos e Thais Freire projetaram a Clínica Sanvie com a tutoria da arquiteta Ninha Chiozzini. Para estar em consonância com esse atendimento diferenciado e pessoal, a arquiteta desenhou ambientes amplos, com uma paleta neutra e o largo uso de elementos naturais como madeira, pedras naturais e até mesmo a textura de areia nas paredes por meio de uma pintura especial. Ao chegar na clínica já somos automaticamente tomados pela atmosfera aconchegante do som ambiente: uma bossa e jazz reinventados por artistas contemporâneos.


Tudo isso faz pano de fundo para o melhor da clínica: a tecnologia de ponta, compatível com grandes centros como São Paulo e Estados Unidos, para os procedimentos que são realizados dentro das especialidades de ginecologia e endocrinologia. Aqui listamos alguns.


GINECOLOGIA

  • Tratamento diferenciado para endometriose;

  • Cirurgia minimamente invasiva, que permite retirar o mioma, ao invés de todo o útero;

  • Cirurgia estética íntima;

  • Laser ginecológico (Fotona);

  • Rejuvenescimento vaginal (aumenta a elasticidade vaginal e diminui a dor durante as relações);

  • Tratamentos oncológicos ginecológicos por videolaparoscopia (cirurgia minimamente invasiva);

  • Tratamento de cisto ovariano para aumentar a fertilidade;

  • Cirurgias intrauterinas minimamente invasivas para tratamentos como pólipos;

  • Ablação endometrial para diminuir ou eliminar o sangramento menstrual.


ENDOCRINOLOGIA

  • Tratamento comportamental (coaching) e medicamentoso para obesidade, via oral ou injetável;

  • Controle glicêmico por meio de Liraglutida, Semaglutide e Dulaglutida;

  • Novas tecnologias em diabetes, como uso de sensor para medir glicemia, que é colocado sobre a pele e controlado por smartphone, sem a necessidade de perfurar o paciente, e que faz um rastreamento em tempo real;

  • Tratamentos para tireóide;

  • Tratamento de puberdade precoce;

  • Tratamento para deficiência de crescimento com uso de hormônio GH;

  • Reposição de testosterona nos homens;

  • Tratamento para menopausa com reposição hormonal (aumenta a libido);

  • Tratamento para queda de cabelo;

  • Tratamento para síndrome do ovário policístico.



bottom of page