top of page

SALVE JORGE

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS LOAN ROCHA

Quem mora ou passa por Maringá certamente já se deparou com alguma obra do artista plástico Jorge Pedro, obras que nunca são, necessariamente, emolduradas. Elas podem estar também suspensas, no centro de um ambiente e até mesmo ser o ambiente em si. Isso porque Jorge já assinou o design de interior de locais icônicos da cidade, como a Cachaçaria Água Doce, Santo Bar e Wandão Petiscaria, embora a maioria das suas obras de construção estejam fora do Estado, a exemplo da sede de Cuiabá da Cachaçaria, também repaginada por ele, que levou a franquia a ser premiada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) no Buffet Mansão Cidade Jardim em São Paulo.


Onde quer que você encontre obras de Jorge, sempre estará presente elementos mecânicos e industriais flertando com o biológico. Essa fusão se torna literal no nome que recebe sua coleção de móveis, chamada Wood & Machine. Este processo bio-mecânico, que naturalmente remete a um cenário moderno e até apocalíptico, leva o espectador a reflexão e algumas vezes intriga. “Eu tenho uma ligação muito forte com o processo biológico e mecânico, não só pelo lado positivo. Tenho uma coleção de mulheres ligadas a máquinas que começou quando vi minha mãe ligada a uma máquina de hemodiálise, uma ligação direta entre corpo e máquina na busca de uma sobrevida”.


Essa ligação improvável e chocante deu origem ao largo uso da madeira (orgânico) e do metal (mecânico) em suas obras mais recentes. Sua especialização em arte sacra transporta nosso imaginário para uma catedral barroca, onde a madeira escura do garrote e do jacarandá, que fazem alusão à sangria, nos leva inexplicavelmente para um cenário de paz.


Na galeria de imagens você encontra uma pequena seleção fotografada por Loan Rocha, de obras que estão no ambiente privado da casa dos Scatambulo, no ambiente comercial do Wandão e Santo, e também no cenário empresarial da Aldo Componentes.




bottom of page