top of page

Poesia em Porto Rico

Em um pedacinho de terra que compreende três terrenos do condomínio Porto Rico Resort Residence, o escritório A5 em cooperação com a arquiteta Maria Fernanda materializaram o que pra nós é a ideia de paraíso: uma casa que flerta ao mesmo tempo com o brutalismo moderno e com o aconchego de lar


TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS MARILIA GANASSIN

Fervilhante, mas essencialmente discreta, essa casa foi encomendada por três casais de amigos que construíram em sociedade este pequeno paraíso às margens do Rio Paraná. O objetivo? Curtir muitos finais de semana bem distantes das rotinas aceleradas da vida empresarial.


Como os três casais têm filhos pequenos e a música é um hobby em comum, a área social da casa foi pensada não apenas para receber, mas para a diversão geral das três famílias. Este complexo de entretenimento e diversão foi localizado sob o vão livre de uma extensa laje protendida em concreto com ripado aparente, um detalhe arquitetônico que se tornou a identidade principal da edificação.

Acompanhando a rusticidade do concreto armado vemos logo na fachada um grande muro de gabião, uma solução da Metalúrgica Mauá preenchida com seixos fornecidos pelo Depósito João de Barro. Por ser uma estrutura independente, este muro garante privacidade para as suítes e se comporta como uma floreira para quem vê de dentro, um projeto paisagístico moderno assinado pela Personal Garden.


A casa foi guarnecida por 6 suítes que ficam totalmente separadas da área social da casa. Essa, por sua vez, recebeu: piscina, sauna, forno de pizza, churrasqueira, lareira na parte externa e interna, em uma integração tão plena que o projeto dispensou, inclusive, o uso de cortinas. Graças às esquadrias da Vidraçaria Loanda.

As soluções em iluminação foram um capítulo à parte na concepção desse projeto. Por a laje de concreto não oferecer a flexibilidade do gesso, toda iluminação provida pela Exceleds foi alocada em trilhos e em painéis de madeira retroiluminados, dando maior sensação de conforto e aconchego.


Por os esposos terem se envolvido mais intimamente na concepção da estrutura da casa, a arquiteta Maria Fernanda pensou nas esposas ao escolher uma mobília que contrasta com o concreto através dos tons amadeirados e pretos, presente nos móveis soltos do acervo Agave Casa e nos painéis ripados fornecidos pela Solução Deck.


As soluções de ambientação encontradas pela Maria Fernanda permitiram que a casa ganhasse ares de contemporânea sem perder em funcionalidade e praticidade. O couro, a madeira e a corda náutica dos móveis permitem um uso despreocupado pós piscina. Uma casa feita pra ser vivida em sua plenitude.

Destacamos também: os móveis planejados da Idélli Ambientes e as pedras naturais que fazem o contorno da piscina, uma solução da Prisma Revestimentos.



bottom of page