top of page

Padrão Embraed: superar expectativas

Para entender porque o Padrão Embraed é tão diferente e exclusivo, fomos convidados por Tatiana Rosa Cequinel, CEO do grupo, para fazer uma imersão no Centro de Produção da construtora, que abriga profissionais e artesãos responsáveis pela fabricação personalizada de portas, esquadrias, móveis planejados e até mesmo detalhes artísticos na oficina de pedras, gesso e entalhes em madeira. Simplesmente encantador!


TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS ÂNGELO BORBA

Desde que a Embraed Empreendimentos anunciou seu primeiro edifício residencial fora do eixo de Santa Catarina, privilegiando a cidade de Maringá, têm-se criado grandes expectativas sobre como será o primeiro prédio assinado pela Embraed na cidade. Embora os detalhes sobre o empreendimento continuam guardados pela construtora, o que se sabe é que o Padrão Embraed estará presente com toda pompa e toda circunstância. Mas, afinal, o que é o Padrão Embraed?


Para conhecer de perto os detalhes que fazem da Embraed uma das mais exclusivas grifes da construção civil do país, fomos convidados para fazer uma imersão, in loco, no complexo que abriga o Centro de Produção da Embraed. Localizado ao lado de uma área reflorestada pela empresa, o espaço de 20 mil m² está localizado na cidade de Camboriú, ao lado de Balneário Camboriú (sim, são cidades distintas, mas coladinhas uma na outra) e emprega mais de cem colaboradores, somando mais de mil colaboradores em todo o grupo, sendo a maioria trabalhadores locais.


Neste espaço são fabricados todas as esquadrias metálicas e persianas motorizadas, além das portas em marcenaria, móveis e acabamentos planejados e todos os detalhes em pedras, gesso e metal, cuidadosamente projetados exclusivamente para cada empreendimento da marca.


Atualmente, a empresa possui uma capacidade produtiva muito maior do que as próprias demandas, mas eles seguem fabricando apenas para seus próprios empreendimentos, como forma de garantir prazos e controle de qualidade. “Quando decidimos fabricar nossos próprios acabamentos estávamos buscando qualidade e controle rigoroso em cada fase da produção”, esclarece Tatiana Rosa Cequinel, CEO da Embraed e que nos acompanhou em todo o tour pela fábrica.


Outra vantagem da fabricação própria é a personalização levada a níveis extremos, desde os exuberantes tapetes de pedra até um simples acabamento nas áreas técnicas dos empreendimentos. Basta abrir a porta de um apartamento Embraed para sentir a robustez da sua fabricação, uma joia feita para ter a mesma longevidade do empreendimento. Além de todas as portas, os batentes e charmosos rodapés e os mobiliários das áreas sociais dos edifícios seguem o mesmo Padrão de qualidade.


Ainda no setor de marcenaria encontramos o senhor Luis, um dos colaboradores mais antigos da Empresa, mestre artesão responsável por entalhar os mais rebuscados desenhos em madeira que dão o tom clássico presente na maioria dos projetos assinados pela construtora.


Também tivemos o privilégio de visitar a obra do New York Apartments, empreendimento localizado no Centro de Balneário Camboriú. No New York conseguimos identificar a aplicação de todos os materiais e acabamentos produzidos no Centro de Produção.


O projeto do empreendimento foi inteiramente inspirado na arquitetura Art Déco, com toda a exuberância típica da década de 20, anos áureos do movimento artístico.


Mesmo ainda não finalizado conseguimos perceber a riqueza de detalhes em cada ambiente, com grande destaque para o primoroso tapete de mármore, porcelanato e vidro folheado a ouro e prata do hall de entrada. O grande mosaico com desenho inspirado em joias da década de 20 é uma verdadeira obra de arte sob os pés de quem entra no empreendimento.


E por falar em obras de arte, todas as telas que compõem a decoração dos empreendimentos Embraed são de artistas plásticos da região de Balneário Camboriú ou do estado de Santa Catarina. Esta prática é uma forma de imprimir identidade aos empreendimentos, além de incentivar o desenvolvimento da comunidade artística regional.


Conhecemos também um pouco mais das práticas sociais da Embraed, através do Instituto Rogério Rosa. O Instituto foi fundado em 2019 com o objetivo de criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento de pessoas e engajamento social na região, pautado nos três pilares do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental. A adoção de boas práticas de gestão sempre foram uma pauta importante dentro da empresa, e se intensificaram ainda mais a partir da gestão de Tatiana.


Outro aspecto da Embraed que merece destaque é a preocupação com a gestão de resíduos sólidos, sendo que, no Brasil, 50% dos resíduos sólidos têm origem na construção civil. “Nosso setor de gestão de resíduos foi criado visando a sustentabilidade de todo o processo construtivo, buscando a economia do uso de recursos naturais e a diminuição dos impactos ambientais gerados pela operação”, explica Tatiana.


A eficiência construtiva também é mérito, em grande parte, da utilização da tecnologia BIM (Building Information Modeling) adotada no desenvolvimento de todos projetos da Embraed. A tecnologia BIM, na prática, funciona da seguinte forma: o arquiteto faz a concepção do projeto enquanto outros profissionais desenvolvem os projetos complementares como o projeto estrutural, hidráulico, elétrico entre tantos outros. Quando todos estes projetos são reunidos podem acontecer incompatibilidades. A plataforma BIM permite que a integração de todos os projetos aconteça em um ambiente 3D, minimizando assim, a ocorrência de erros construtivos e dinamizando todos os processos no canteiro de obras.


Depois de mergulhar no universo da Embraed Empreendimentos em Balneário Camboriú, nossa expectativa pelo primeiro lançamento da empresa em Maringá ficou ainda mais aguçada. O terreno do futuro lançamento está localizado na região mais nobre da cidade, em frente ao Parque do Ingá, na Avenida JK. O projeto certamente será uma joia que encantará todos os maringaenses.













bottom of page