top of page

O legado de Vacerlei Just

No ano em que completa 40 anos de história, a Construtora Just, fundada em Maringá por Vacerlei Just, revela um legado de transformações urbanas que superam, em muito, os valores tangíveis de seus empreendimentos


TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS ACERVO PESSOAL


No ano de 1949 nascia em Santa Catarina, em uma colônia de imigrantes italianos, Vacerlei Cardoso Just. Filho da terra, ele pertencia a uma família que conservava em seu DNA italiano o cultivo do solo como principal fonte de subsistência. Quando tinha apenas 5 anos de idade, sua família se mudou para a região de Maringá para desbravar as terras inexploradas de uma região nova e promissora. Foi em uma fazendo à beira do rio que ele passou toda a infância aprendendo o ofício de agropecuarista.


Ainda na infância, Vacerlei já demonstrava traços de quem sempre teve aspirações elevadas e metas ambiciosas de vida. O jovem rapaz decidiu mudar-se para Maringá, contrariando a família, para viver o sonho de estudar. Fez o Ensino Médio no Colégio Doutor Gastão Vidigal e em seguida viveu o grande sonho de formar-se Engenheiro Civil pela UEM, se tornando o único de 4 filhos que conseguiu um título de graduação.


Ele iniciou sua carreira fazendo execução de obras para, anos mais tarde, fundar a sua própria construtora em 1981, mesmo ano em que nasceu sua filha Luciana Just, que viria a ser a arquiteta responsável pelos projetos da construtora.


A Construtora Just, embora conhecida por ser a primeira a verticalizar a região da Zona 3 e por ser autora de edifícios da Maringá pioneira – como os Edifícios Basílio Sautchuk, Caiobá, Nova Capri, Acapulco, Ilha Bela e Lavoura –, muitas pessoas não sabem que a construtora foi uma das principais a desenvolver obras públicas nas décadas de 1980 e 1990, incluindo conjuntos residenciais como Jardim São Silvestre, Ipanema, Planville, Florença I e II, todos estes de Maringá, além de muitos outros nas cidades que integram a região metropolitana da cidade.


Com a crise econômica da década de 1990, que levou à quebra de grandes instituições financeiras, como o Banestado e Bamerindus, a Just deixou um pouco de lado o mercado de incorporações para aplicar seu know-how construtivo em obras terceirizadas, uma estratégia fantástica em resposta a um mercado onde os bancos são tão importantes, tanto para quem vai comprar quanto para quem vai construir. Assim a empresa se manteve sólida, entregando obras como hospitais, laboratórios, concessionárias, praças públicas e galpões industriais até a expansão de suas operações para a região de Curitiba, onde prestou serviços para obras industriais e corporativas e onde também retomou o mercado da incorporação, lançando 5 empreendimentos residenciais.


Em meados dos anos 2000, diante de um cenário de reaquecimento do mercado da construção civil, a família Just decidiu voltar seu olhar novamente para Maringá. Foi nesta época que floresceu um dos maiores legados deixados por Vacerlei Just: a redescoberta da Vila Operária, que graças a ele passou a ser conhecida como Zona 3. Localizado às margens do principal bosque da cidade, a Vila Operária era conhecida por um bairro com velhas casas de madeira, mas escondia as riquezas de lotes grandes, de vias planas e de rápida acessibilidade ao centro da cidade. Habitada por um povo que tinha e tem orgulho de pertencer à Vila.


Após a entrada da Construtora Just na Zona 3, o bairro passou por uma verdadeira reurbanização, sendo hoje palco dos principais lançamentos imobiliários da cidade, tanto de construtoras locais quanto de construtoras que vieram de fora. Em um esforço consciente e muito nobre de conservar o regionalismo tão rico e tão presente na Zona 3, a Just lançou, durante anos, edifícios que traziam o nome “Vila” em tributo ao bairro que tão bem os acolheu: Villa Paradiso, Villa Arboreto, Villa Toscana, Villa Firenze e Villa Siena, nomes de origem italiana que marcam a participação ativa de Luciana Just nas operações da empresa fundada pelo pai.


Incentivada por sua origem italiana e principalmente pela importância e o significado da Itália para a arquitetura mundial, Luciana decidiu mudar-se para a Itália após sua formação em Arquitetura e Urbanismo para se especializar em design de móveis na renomada instituição The Florence Institute of Design International. “A inspiração italiana está em cada projeto que desenhei para a construtora, fruto de um momento muito enriquecedor da minha carreira, quando eu podia estar diante de monumentos, prédios históricos e palácios, e desenhar a próprio punho as proporções que deram origem a empreendimentos de muito sucesso da Construtora Just”, esclarece Luciana. Antes mesmo de sua experiência na Itália, ela já havia cursado Interior Design pela Central Saint Martins College of Art and Design e Art & Design pela Dudley College, ambas de Londres, Inglaterra. Em sua estada pelo Reino Unido, ela também fez estágio no escritório Online Architects Ltd.


Antes de atuar como arquiteta na empresa, Luciana teve a oportunidade de, incentivada pelo pai, passar por cada uma das fases que compõem os processos gerenciais de uma grande corporação: secretária, orçamentista, representante externa em licitações, compras e execução de obras. “Meu pai sempre agregou muito mais do que separou, ele me dava inclusive a oportunidade de errar, em preparação para uma sucessão que ninguém esperava que aconteceria tão de repente”. Sobre este mesmo tema, Sueli Bolela, esposa de Vacerlei, diz que “o lema dele era sair da teoria e ir para a prática, ele sempre falava que os filhos tinham que amassar barro em canteiro de obra”, relembra Sueli.


Vacerlei deixou a família em um trágico acidente aéreo em 2011.


Passados 10 anos da nova gestão encabeçada por Luciana Just, Mariana Just e Eduardo Just, (Rodrigo Bertocco) a construtora enfrentou crises econômicas mundiais e a incursão de construtoras externas no mercado de Maringá, sem perder a essência de ser uma empresa com foco em resultados, e não em crescimento exponencial. “Deixamos pra traz a ideia de grandeza, burocratização e grandes riscos. Queremos crescer em lucratividade e não em tamanho, queremos ser reconhecidos pela qualidade, pelo atendimento, pela proximidade, pela credibilidade, pela inovação e por nossos projetos agregar valor tangível e intangível”, afirma Luciana.


Para ela, o verdadeiro legado de Vacerlei Just é o de estar presente e o de se importar. “Enquanto uns usam da tecnologia para eliminar pessoas e se distanciar dos seus clientes, nós ajustamos nossos processos e nos adaptamos para nos aproximar ainda mais deles”. Um bom exemplo disto foi o recente lançamento da Just Fix, que funciona como uma oficina de reparos e pequenas obras, voltada inicialmente para os moradores de empreendimentos lançados pela construtora, e que já expandiu suas operações para outros clientes. Esta iniciativa surgiu por meio de uma demanda natural por pequenas reformas. Percebendo o desejo dos moradores de ter uma equipe com o padrão Just habilitada para executar os reparos, a Just selecionou e treinou um time de profissionais preparados para executar qualquer tipo de conserto domiciliar, treinados não apenas na técnica, mas também orientados em detalhes como padrões de comportamento, pontualidade, atendimento e cuidados quando houver criança em casa. Detalhes que também revelam o DNA feminino que Luciana agregou à empresa.


Sendo uma das poucas mulheres do país à frente de uma incorporadora, Luciana provou sua aptidão empresarial abraçando diversos outros empreendimentos. Um bom exemplo é o Hotel Slaviero Essential do aeroporto de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Desenhado por ela em cada detalhe, o hotel foi projetado inicialmente para ser da categoria Econômico Slim, mas depois do projeto apresentado o hotel evoluiu para a categoria Mid Scale, tudo isso dentro do mesmo orçamento. “A minha determinação em buscar soluções arquitetônicas, estéticas e funcionais dentro de um orçamento é um bom exemplo de tudo o que fazemos na Just: proporcionar ao investidor e ao morador ótimas plantas, sem áreas obsoletas, que se traduz em economia com muita qualidade”.


Nestes mesmos pilares a Just lançou recentemente no mercado de Maringá os edifícios Sintra Residence e Cipriano by Just, residenciais com layout de alto padrão, experiência de alto padrão, mas com valores competitivos na região que melhor traduz o legado da empresa: Zona 3, Maringá.





Comments


bottom of page