top of page

O Império Donatti

De comerciantes varejistas eles se tornaram distribuidores e agora fabricantes de acessórios e produtos químicos para piscinas, um conglomerado de empresas que se tornou a Unipool, uma história iniciada pelo casal Ana e Edvander Donatti


TEXTO VINÍCIUS LIMA
FOTO HUELBERTI FRANCO

Quando o Brasil figurava como o quinto maior mercado de lazer aquático do mundo, em meados de 2003, Edvander Donatti, conhecido simplesmente como Donatti, abriu sua primeira loja em Colorado, Paraná, para vender no varejo químicos e acessórios para piscinas, tornando-se pioneiro naquela região.


Sendo o único lojista da cidade oferecendo tais produtos, Donatti poderia ter ficado confortavelmente em sua zona de conforto, mas seu tino comercial aguçado – e ousado eu diria – fez com que ele tomasse um caminho, no mínimo, improvável: ele incentivou outros lojistas do segmento e também depósitos de materiais, a venderem os mesmos produtos para piscina que sua loja vendia. Oi? Sim, Donatti já vislumbrava seu negócio como uma distribuidora, assim ele gerou e fortaleceu aqueles que se tornaram não seus concorrentes, mas seus parceiros comerciais.


Paralelamente à sua loja para o consumidor final, a Lazer e Piscinas, ele fundou a Ed Distribuidora, vendendo apenas para CNPJs. Com o tempo e agregando novos negócios, produtos e soluções, veio tornar-se a Donatti Distribuidora, fundada em 2011 para se tornar uma das maiores distribuidoras do centro sul do país. “Enquanto muitas pessoas têm dificuldade de entender a importância de uma parceria, o Donatti cresceu por meio delas, vendo as pessoas não como concorrentes, mas como parceiros potenciais”, declara a esposa Ana Donatti.


O dom para desenvolver novas demandas e trazer novos produtos para o mercado começou cedo na vida de Donatti, que declara orgulhosamente que trabalha desde os 10 anos de idade. Filho de uma família tradicional no ramo da movelaria em Colorado, Donatti nunca se viu seguindo o ofício de sua família, mas levou à cidade, ainda muito jovem, novidades como os primeiros equipamentos eletrônicos (ele mesmo importava e revendia na cidade), abriu a primeira loja de informática da cidade e, obviamente, a primeira loja de artigos para piscinas, quando a mais próxima existia apenas em Maringá. “Meu público de piscinas se tornou tão amplo, que eu, estando em Colorado, vendia até mesmo em Maringá, onde vinha de carro trazendo minha representação”, explica Donatti.


Foi em 2017 que Maringá se tornou a nova cidade de sua distribuidora e, mais recentemente, a sede da Unipool, uma holding que abriga a Donatti; a Nade, que é o e-commerce do grupo; e a Blool, a indústria própria do grupo, que fabrica acessórios como peneiras, aspiradores, LEDs e produtos químicos como cloro e algicidas.


O surgimento da Blool nada mais é do que fruto do pensamento estratégico de Edvander Donatti, o mesmo pensamento que em 2003 vislumbrou no mercado de lazer aquático do país como um ramo em franca ascensão. Hoje o Brasil é o segundo mercado de lazer aquático do planeta, um mercado que, além do potencial de consumo, tem lançado cada vez mais tendências para o mercado global.


Foi neste cenário que Donatti, mais uma vez, viu seus “concorrentes” distribuidores como parceiros potenciais. A fabricação própria iniciou em 2018 por meio de um parceiro em Valinhos, São Paulo, na fabricação de químicos. Hoje, a Blool produz uma gama muito variada de acessórios, incluindo capas térmicas para piscinas, cabos telescópicos, e mais recentemente comprou a fábrica da InoxPool, a primeira marca que representou na sua primeira loja em Colorado.


Hoje o parque fabril da Blool está localizado nas cidades de Colorado, Brusque, Gaspar e Apucarana. A distribuidora Donatti, por sua vez, tem sede em Maringá, Valinhos e Cuiabá. “A Unipool já ganhou o país, nossa visão agora está em levar lançamentos e novidades para o mundo, com uma participação já confirmada em uma das maiores feiras do segmento, a Expolazer”, conclui Donatti.







Comentários


bottom of page