top of page

Mulheres Iwata

A pujante força feminina que sempre esteve presente nos bastidores de uma das mais tradicionais imobiliárias da cidade, ganhou reconhecimento público por meio do título Empresária do Ano 2024, uma homenagem da ACIM Mulher à Fátima Iwata, com quem nos reunimos para uma entrevista exclusiva junto de sua filha e sucessora Thais Iwata


TEXTO VINÍCIUS LIMA
FOTOS HUELBERTI FRANCO

A história de quase 50 anos da imobiliária Silvio Iwata com certeza está entremeada com a história de vida de Fátima. Esposa de Silvio Iwata, é dela o mérito de, com sua persuasão e força feminina, ter consolidado uma empresa onde a cultura organizacional mais importante é o acolhimento. “Minha maior preocupação sempre foi fazer uma empresa onde as pessoas fossem felizes, para que fosse um ambiente agradável para meus filhos quando estes viessem aqui trabalhar no futuro”, relembra Fátima. Graças a essa atmosfera radiante presente nos ambientes da Silvio Iwata, a empresa tem conquistado a certificação GPTW por 6 anos consecutivos, estando entre as melhores empresas para se trabalhar.


Como tudo o que é genuíno e verdadeiro, transborda, o reconhecimento por parte do público veio à galope. Prêmios como o IMPAR, Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional, e o Top of Mind, colocam a marca como a mais lembrada de Maringá.


Para Fátima, sua participação na Imobiliária Silvio Iwata se tornou ainda mais presente enquanto empresária na virada do milênio, em meados de 2001, quando uma crise financeira levou seu esposo a convidá-la para se tornar sócia e assumir o papel de administradora, para que ele intensificasse o que sabe fazer de melhor: o comercial. “O Silvio focou integralmente nas vendas e prospecção de novos parceiros enquanto eu fui para a gestão administrativa, financeira e de locação”, explica.


Quando assumiu a Gestão Administrativa, Fátima já encontrou uma empresa informatizada, graças ao trabalho encabeçado por ela desde 1992, o de tornar a Silvio Iwata a primeira imobiliária informatizada da cidade. Formada em Processamento de Dados pela UEM, ela trabalhou na Cocamar em uma época em que um único computador ocupava a extensão de uma grande sala. Com a chegada dos primeiros microcomputadores, ela organizou a transição dos mimeógrafos para as primeiras fichas digitalizadas da cidade. “Foram mais de 3 anos para organizar todos os sistemas, depois estabelecemos o departamento de RH, expandimos a equipe e convidamos os dois filhos mais velhos, Thais e Silvinho, para fazerem parte da empresa”.


Thais entrou oficialmente para o time em 2007, após retornar de um intercâmbio na Austrália e de ingressar na faculdade de Administração. Ela conta que a empresa foi sempre um sexto elemento da familia, e que os assuntos eram sempre trazidos em contextos leves e de empolgação, portanto, aceitar assumir o negócio da família, veio naturalmente… “Eles sempre nos levavam pra estar presente na Imobiliária, podíamos ajudar em demandas que eram possíveis dentro das nossas possibilidades de criança. Foi viver e escutar sobre o mundo dos negócios que me fez ter o desejo de Empreender dentro da história iniciada por meus pais”, declara Thais


Com a chegada de Thais Iwata, a empresa começou a estruturação do Setor de Lançamentos em uma época em que a imobiliária era segmentada em Vendas e Locação. O mercado de empreendimentos na planta, começou a despertar interesse de diversas construtoras e, então, o departamento se tornou um dos setores mais ativos da empresa, trazendo um importante reforço de marketing, inteligência de mercado, e metodologia de vendas e resultados. “Naquela época, quando começamos a falar em vender imóvel na planta, parcelamento, novas formas de financiamento bancário, foi um pioneirismo importante para hoje termos um time de lançamentos que apoia grandes players do mercado imobiliário com grande sucesso de vendas”.


Hoje com 5 unidades pela cidade e mais de 130 colaboradores e parceiros, a família Silvio Iwata nunca esteve tão grande. “Nossa grande felicidade vem sendo trabalhar de maneira tão dedicada e empolgada, no que amamos fazer”, conclui Fátima, emocionada




Comments


bottom of page