top of page

Marcelo Liberati

De bancário a diretor fundador de uma das maiores empresas de gestão condominial do país, o empresário Marcelo Liberati fala sobre como a gestão é fator catalisador para o sucesso de qualquer negócio


TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO JOÃO PAULO SANTOS


Marcelo Liberati, filho de Hélio Liberati, herdou de seu pai o ofício de bancário. O senhor Hélio em sua carreira trabalhou em diversas cidades, a última das quais Maringá, onde chegou em 1985 e onde também se aposentou trabalhando no Banco Meridional, tendo participado da transição deste para Banco Santander. Após a aposentadoria do pai, a família permaneceu na cidade, onde educou e formou seus filhos. Marcelo estudou no Colégio Paraná e, já ingressando para a carreira de bancário, trabalhou no Unibanco em Umuarama, onde fez faculdade de Ciências Exatas.


Diferentemente do pai, a carreira bancária de Marcelo Liberati foi de apenas 9 anos. Ele passou pelos bancos Santander e Itaú-Unibanco, acumulando prêmios em seu cargo de gestão em ambas instituições. Mas o seu chamado empreendedor logo falou mais alto, e Marcelo partiu para uma jornada solo que nem mesmo ele fazia ideia da projeção que teria. Hoje, a Euro Condomínios, empresa fundada por ele em 2008, possui escritório em Maringá e mais 8 cidades em diversas regiões do país, sendo elas Londrina, Curitiba, Campinas, Presidente Prudente, Balneário Camboriú, Teresina, Campo Grande e Paranavaí, e atende condomínios também em outras mais 19 cidades espalhadas pelo Brasil, atendendo mais de 500 condomínios, o que representa mais de 70 mil unidades habitacionais e mais de 150 mil moradores com os quais se relaciona mensalmente.


Tudo começou quando, ainda bancário, Marcelo tornou-se por acaso síndico do edifício Porto Feliz, onde residia em Maringá. Nessa experiência que durou 2 anos ele pôde ver, na prática, que a empresa que fazia a gestão do condomínio não estava à altura do que ele esperava. Ele até buscou outra empresa do mercado, que vendeu uma ideia de entrega muito maior, mas na prática também não atendeu às expectativas. “Então eu chamei o meu conselho e os convenci de que, melhor do que essas duas empresas, eu mesmo podia fazer”, explica Marcelo. Foi assim que nasceu a Euro Condomínios, tendo o edifício Porto Feliz como o primeiro condomínio da carteira de clientes, e permanece até hoje.


Marcelo conta que em seu íntimo sempre soube que poderia empreender em qualquer ramo de atividade, graças à sua larga experiência em gestão adquirida durante sua carreira como bancário. “Na carreira bancária tudo é gestão, entendi através dessa experiência que se eu quisesse abrir uma padaria, por exemplo, bastava eu contratar um bom padeiro, gerenciar uma boa equipe de atendimento e fazer a gestão financeira do negócio, a mesma ideia se aplica para outras atividades, porque gestão é tudo”.


O escritório de Marcelo Liberati tem, somente em Maringá, 1800 m² e 75 colaboradores diretos. Quando perguntamos sobre o desafio de se fazer a gestão de um time tão grande, ele compartilhou um episódio que, para ele, foi decisivo para solidificar a cultura organizacional da empresa. “Foi em 2012, quando tínhamos apenas 4 anos de empresa e 20 funcionários, em um dia de semana comum eu chamei um a um no meu escritório para bater um papo, sentir quem realmente estava engajado com os propósitos da empresa, quem queria fazer carreira aqui dentro e quem estava só cumprindo tabela. Naquele dia reduzi 50% no meu efetivo, demitindo 10 pessoas, e dobrei o salário dos 10 que ficaram. Os que permaneceram continuam até hoje, ocupando cargos de liderança na empresa”.


Segundo Marcelo, essa atitude drástica foi necessária para que os colaboradores pudessem executar seu ofício tal qual fossem donos. “O segredo para o sucesso de expansão de qualquer operação é o gestor ter a capacidade de recrutar e treinar pessoas que pensam como ele pensaria, que agem como ele agiria, e que desenvolvam sentimento de pertencimento à empresa”, declara Marcelo.


Embora contínua, a expansão das operações da Euro aconteceram sempre em nível local, restringindo sua área de atuação a condomínios da cidade de Maringá por mais de uma década. A inclusão de outras praças no portfólio da empresa foi um sonho estudado por Marcelo Liberati durante anos, e só se tornou realidade com o avanço da tecnologia. “O que me desmotivava a abrir praças de atendimento em outras cidades era a perspectiva de ter de montar um time completo em cada cidade, com contadores, jurídico e demais profissionais de especialistas que compõem nosso quadro; com o avanço da tecnologia conseguimos de forma prática e legal concentrar em Maringá o que chamamos de central de processamento, montando nas diferentes cidades apenas equipes de atendimento e relacionamento”.


A inspiração para este formato de negócios veio, também, da sua experiência como bancário. Marcelo explica que, na época, a agência Unibanco onde trabalhava em Umuarama tinha aproximadamente 30 pessoas trabalhando na parte de atendimento ao público e outras 50 que ficavam no piso superior, dedicadas exclusivamente à compensação de cheques. Até que, certo dia, o diretor do banco fechou o departamento de compensação de cheques, dispensando mais de 50 funcionários. “Na época ele justificou dizendo que toda a compensação de cheques passaria a ser concentrada em Curitiba, e todas as validações passariam a ser enviadas apenas digitalmente, através de arquivo microfilmado; essa atitude, embora drástica, foi recebida com certa naturalidade por mim na época, mas aqui na Euro levou um certo tempo para que eu me lembrasse dessa ocasião e percebesse que em nossa operação esse modelo de gestão à distância também é 100% aplicável”.


O primeiro condomínio fora de Maringá a ser administrado pela Euro foi o Porto Rico Resort Residence, na cidade de Porto Rico, a 200km de Maringá. A entrada em 2013 de seu irmão Giovanny Liberati, 12 anos mais jovem que Marcelo, como sócio na Euro, foi fundamental neste processo de modernização tecnológica da empresa. Eles estavam inaugurando a operação em Londrina em janeiro de 2020 quando, logo depois, a pandemia global pela Covid 19 eclodiu no Brasil. “Lembro como se fosse hoje, no dia 16 de março foi anunciada a pandemia no Brasil, e no dia 19, apenas 3 dias depois, todos os nossos colaboradores já estavam trabalhando de casa, com a empresa rodando a 120%, tivemos um aumento enorme em produtividade”, explica Marcelo.


É surpreendente descobrir que, de todos os departamentos presentes na Euro Condomínios, nenhum é Marketing, tampouco Departamento Comercial. A despeito de todo o crescimento registrado durante os seus 15 anos de empresa, Marcelo garante que nunca houve prospecção de clientes, todos vieram através de indicação. “Nunca fizemos panfletagem, nunca tivemos material gráfico, e nunca tive um funcionário para fazer ligações pra oferecer nossos serviços, todos nossos clientes chegam através da indicação de síndicos que estavam insatisfeitos e que passaram a ficar satisfeitos através da Euro”, orgulha-se Marcelo, que completa dizendo: “uma empresa não pode ser como um balde furado, que enche de cliente por cima e vaza por baixo, o que falo diariamente para a equipe é que precisamos selar nosso balde com chumbo, a retenção de clientes é a chave para o sucesso”.


Sobre este aspecto, o modelo de negócio da Euro tem uma peculiaridade. Embora a empresa conserve em seu portfólio condomínios durante anos a fio, os síndicos, que são o principal elo de ligação com a empresa, se renovam todos os anos. “É como se todo ano nossa carteira de clientes se renovasse, e a gente tem que nos vender novamente para os novos síndicos, convidando-os a vir na empresa, conhecer nosso trabalho e continuar apostando em nós como uma solução eficaz na sua gestão de condomínio”.


Apesar do boom imobiliário vivido em Maringá nos últimos anos com a chegada de construtoras vindas de fora, Marcelo acredita que os maringaenses ainda não provaram sequer uma fatia do potencial de expansão da cidade. “Somente na região da Zona 8, para onde está migrando o novo centro cívico da cidade, a iniciativa privada está preparando uma área que vai receber nos próximos 10 anos mais de 75 empreendimentos, e nós já estamos nos preparando para isso: hoje temos 500 condomínios na carteira, mas trabalhando com colaboradores suficientes para atender até 630 condomínios amanhã mesmo se fosse necessário”, conclui Liberati.


Ao findar a entrevista, que durou 90 minutos, Marcelo nos conduziu em um giro pela estrutura física da Euro, onde ele mantém uma área de mais de 300 m² fechada, pronta para receber novos funcionários em uma expansão futura do seu quadro de funcionários. Uma das lições que aprendemos nessa experiência com Marcelo, é que seu sucesso reside também no fato de que ele é um empresário que pensa de forma previdente, antecipando demandas futuras e soluções para problemas que ainda não aconteceram. “No Brasil, independente do cenário econômico ou político, uma certeza prevalece: temos que acordar cedo e trabalhar, todos os dias”, conclui.




bottom of page