top of page

Legacy S=D - por Design Empreendimentos

A Rua Santos Dumont ganhou um novo endereço, um edifício lançado pela Design Empreendimentos e assinado pelo arquiteto Edson Yabiku, maringaense radicado em Londres onde teve a experiência de ter trabalhado durante mais de duas décadas no renomado escritório Foster and Partners e hoje lidera o seu próprio estúdio, Bridge Arquitetura. Em entrevista à WIT, Edson fala primordialmente sobre como foi desenhar um novo empreendimento para sua cidade natal, e como ele utilizou o nome da rua Santos Dumont para inspirar a criação de um alto padrão cheio de significados, feito para atender às demandas da vida contemporânea e ainda deixar um legado de boas práticas de sustentabilidade



[WIT] O Legacy S=D tem uma localização muito privilegiada, quase em frente ao Maringá Park Shopping. Um privilégio e tanto não é mesmo?

[EY] Sim, sem dúvida a localização do Legacy S=D é espetacular e certamente será um privilégio para os seus futuros moradores. Digo isso com autoridade pois cresci nos arredores deste empreendimento – eu morei na Avenida XV de Novembro, na Anchieta, e também na esquina da São Paulo com a Brasil, e estudei desde a primeira até a oitava série no Grupo Escolar Oswaldo Cruz – então fiquei muitíssimo feliz quando Wilson e Gustavo Yabiku, diretores da Design, me convidaram para participar do projeto. As boas memórias de minha infância ajudaram muito no desenho deste projeto, que foi concebido com um carinho especial e em plena colaboração com a equipe da Design Empreendimentos e com a arquiteta Daniela Yabiku.


[WIT] Quais caminhos sua pesquisa sobre Santos Dumont te fez trilhar?

[EY] Ao iniciar o projeto percebi que, estranhamente, eu nunca havia associado o nome Rua Santos Dumont com a pessoa deste ilustre inventor, que até então, em minha ignorância, eram quase duas entidades separadas. Realmente muito estranho, eu pensei, então achei pertinente ler um pouco e ampliar o meu conhecimento que até aquele momento se limitava ao título ‘Pai da Aviação’, ao 14-Bis, e ao elegante chapéu branco. A pesquisa revelou uma história fascinante, e confesso que me tornei um grande admirador deste ser, tão humano e generoso, que sempre sonhava em melhorar a qualidade de vida das pessoas ao permiti-las voar. Com seu dirigível número 9 ele sobrevoava a Champs Elysées com amigos para tomar um café, e sempre dizia que um dia todas as coberturas dos edifícios seriam destinadas ao uso comum para servir de campo de pouso das aeronaves. Aprendi também que ele gostava muito de receber convidados em sua residência, e a sua mesa de jantar tinha mais de 2 metros de altura. Quando questionado sobre a razão daquela mesa tão alta, ele explicava que era para compartilhar a sensação de voar, e enxergar o mundo por outra perspectiva.


[WIT] Visionário e até irreverente, sem contar que foi um gênio… A grafia atípica do nome do empreendimento também tem origem em Santos Dumont?

[EY] Sim, percebemos algo interessante em sua assinatura, aonde sempre adicionava um sinal de igual entre os sobrenomes “Santos” e “Dumont”. Segundo contam os historiadores, isso era sua maneira de conferir o mesmo valor às suas origens brasileira e francesa, reconhecendo e respeitando as diferenças entre as culturas. Questões comportamentais como respeito, tolerância e inclusão social vão logicamente além daquilo que um edifício possa oferecer aos seus usuários, mas espero que o nome escolhido sirva como um lembrete do bom legado de Alberto Santos=Dumont.


[WIT] Quais são os diferenciais do empreendimento?

[EY] A localização central em si já é um grande diferencial, oferecendo benefícios que vão além da conveniência. Penso que a escolha de morar em centros urbanos é uma decisão inteligente e profundamente sustentável, presenteando aos moradores o luxo de possuírem um carro por opção, e não por necessidade. O layout dos apartamentos apresenta um ótimo balanço entre áreas sociais, íntimas e de serviço, mas também oferece um alto grau de flexibilidade, atendendo aos diversos estilos de vida e às mudanças que o tempo traz. A altura livre do pé-direito é excelente e sei que dará também muito conforto aos usuários. A generosidade dos espaços comuns do Legacy S=D é algo que com certeza irá agradar. O porte-cochére do edifício receberá de braços abertos os seus moradores e convidados em um estilo semelhante aos bons hotéis. O hall de entrada, que terá um pé-direito duplo, será muito transparente e dinâmico pois integra os espaços dedicados ao coworking, loja de conveniência, academia de ginástica, o salão de jogos, sala da mulher, e amplas áreas para festas e recepções, oferecendo muita transparência e amplas oportunidades para pessoas se conectarem. Esta transparência se estende também para a bela Rua Santos Dumont, gerando uma fachada ativa que contribuirá muito para a segurança do entorno. E, finalmente, inspirado pela visão generosa de Alberto Santos Dumont, dedicamos toda a cobertura do edifício para o uso compartilhado entre os seus moradores. De um lado, teremos uma ampla e espetacular área de relaxamento com piscina interna aquecida, sauna e vestiários, e do outro lado, voltado para o Parque do Ingá, um terraço jardim bem arborizado, sombreado, com muitos brinquedos para as crianças brincarem e muitos bancos para a gente descansar, ler um livro, e apreciar a linda Maringá de um outro ângulo – tal qual a mesa de jantar de 2 metros de Santos Dumont.


[WIT] O nome Legacy vem do legado que o pai da aviação deixou para o mundo?

[EY] Alberto Santos=Dumont provou que vale a pena sonhar, especialmente se este sonho pode ser compartilhado com todos. A sua visão, coragem, e pioneirismo contribuíram para que, sessenta anos após seus voos com Demoiselle, uma outra barreira pudesse ser vencida – a visita à Lua. De lá, o astronauta Bill Anders da Apollo 8, compartilharia uma das fotografias mais importantes da humanidade – Earthrise – que nos permitiria, pela primeira vez, enxergar a beleza, a singularidade e a fragilidade de nosso planeta azul, a nossa espaçonave Terra na qual viajamos. O meu desejo é que os espaços criados neste edifício, que foram todos desenhados com muita atenção e carinho, ofereçam uma plataforma para inspirar novos Santos, novos Dumonts, e seus magníficos sonhos.



bottom of page