top of page

Ivana Cabral apresenta - Rool Door Systems

FOTO JOÃO PAULO SANTOS


A permeabilidade visual encontrada através do vidro é um dos fatores de maior destaque na arquitetura contemporânea. Seja para integrar espaços ou para permitir que a natureza exterior dialogue com os espaços internos, o vidro é, sem dúvidas, um dos elementos principais na arquitetura moderna.


A arquiteta Ivana Cabral, com sua experiência atuando na cidade desde 1989, relata que um dos desafios constantes na vida e rotina do arquiteto é encontrar um sistema de portas e esquadrias capazes de vencer grandes vãos e grandes pés-direito sem precisar de robustas estruturas para suportar o peso do vidro. “Tudo o que o arquiteto mais quer é poder aplicar no projeto grandes vidros sem nenhuma ou quase nenhuma interferência visual de esquadrias, para que a integração visual com o externo seja completa, principalmente em áreas voltadas para piscina e jardim”, explica Ivana.


Porém, vencer este desafio de engenharia não é fácil. A pressão exercida pelo vidro, seja ela a pressão vertical causada pela gravidade, ou a pressão horizontal causada pelo vento e condições atmosféricas, podem levar a soluções de engenharia nem sempre agradáveis esteticamente. Foi neste cenário que a arquiteta Ivana Cabral descobriu, em Maringá, uma empresa genuinamente brasileira, pioneira e única no país na fabricação própria de produtos com a tecnologia Roll Door Systems.


Desenvolvida e patenteada por Marcos Ramos, a Roll Door é pioneira no desenvolvimento de estruturas que possibilitam um acabamento minimalista em esquadrias com abertura de até 6 metros de altura, com possibilidades infinitas de movimentação de folhas para uma abertura completa e sem folhas fixas.


O grande diferencial da marca está no sistema de trilhos acopláveis, permitindo a colocação de quantas folhas móveis e fixas forem desejadas para aquela esquadria, além das roldanas que são aplicadas na parte inferior dos vidros, evitando sobrepeso na laje. Neste caso, os perfis superiores têm a função apenas de guias deslizantes, permitindo instalações em tetos de gesso, madeira, etc. Essa versatilidade nem sempre é encontrada em outros sistemas. “Nas tecnologias Roll Door Systems, a menor interferência visual que temos é de 25mm e a maior, na linha mais robusta, projetada para suportar grandes cargas, tem 34mm, por isso os arquitetos adoram”, explica Marcos.


Em sua experiência de mais de 30 anos no mercado, Marcos desenvolveu e patenteou diversas outras soluções, como trilhos rebaixados e trilhos embutidos de espessuras mínimas, a Roll Door Lite voltada para janelas e vãos menores, além das roldanas de fabricação própria em aço inox e rolamentos em aço cromo, que são muito mais resistentes que o aço carbono largamente utilizado em outras roldanas de outras marcas, conforme esclarece Marcos: “Nosso aprimoramento técnico e investimento em pesquisa não tem fim; todos nossos produtos são testados com padrões superiores aos exigidos pelo Inmetro, atestando qualidade e durabilidade com garantia”.


“A Roll Door é incomparável, seja pelo grau de personalização que levamos a cada projeto, seja pela qualidade, é motivo de orgulho termos uma indústria brasileira como esta bem aqui, em Maringá”, conclui Ivana.




Comments


bottom of page