top of page

Gipsy Chic

A mudança para um novo lar deu a Nathália Samorano a liberdade para estabelecer um espaço que transpira sua personalidade pulsante e seu estilo de vida vibrante. Tudo isso traduzido pela arquitetura maximalista de Renata Penha que a gente a-do-ra!


TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS RAFAEL FELSSNER

Prestes a completar seus primeiros 30 anos, Nathália Samorano decidiu que seria hora de morar sozinha e mudar-se para seu novo lar. Trocar a casa e os rituais de café da manhã ao ar livre por um apartamento, não foi fácil. Mas foi, talvez, a opção mais segura para seu novo início. “Nunca vou me esquecer do domingo em que eu e a Renata nos sentamos no chão do apartamento e idealizamos todo o projeto de reforma estrutural, e nada permaneceu em seu lugar original”.


Nada mesmo! Somente a parte estrutural da reforma levou 4 meses para ser concluída, período no qual foram movidas muitas paredes para integrar e também para dar novo uso aos espaços: a sacada se tornou parte do living (a churrasqueira permanece, porém totalmente camuflada); o lavabo foi derrubado dando lugar à ampliação da cozinha totalmente integrada com os demais espaços sociais da casa; a terceira suíte do apartamento deu lugar ao que hoje é o closet da suíte master e o lavabo próximo à lareira; além de todas louças, metais e bancadas, as portas originais, o forro de gesso, e até mesmo os revestimentos de piso e parede, tudo foi removido para ganhar nova roupagem.


Renata encarou aqui o desafio de encaixar um programa de necessidades complexo, dentro de uma metragem quadrada não muito ampla, e ainda manter a harmonia e funcionalidade dos espaços.


Essencialmente este apartamento é maxi, nas cores, formas e texturas exatamente para materializar a personalidade extravagante da Nathália. Mas tudo isso somado cria um efeito visual agradável e de descompressão. “A Renata captou muito bem minha essência, eu queria um lugar para chegar no final do dia e relaxar, que fosse aconchegante e ao mesmo tempo glamoroso. Eu a deixei louca com referências bem antagônicas, como uma casa de praia com móveis de madeira e ventilador de palha e interiores com uma paleta de cores totalmente vibrantes”, conta aos risos.


Dessa mistura improvável, Renata concebeu um projeto que abusa dos detalhes, sempre contrabalanceado com o uso de elementos naturais como as pedras e as plantas, itens-chave para imprimir a sensação de bem-estar em qualquer espaço.



bottom of page