top of page

Exposição Resistência da Arte

A arquiteta e artista plástica maringaense Carol Gallardo ganha São Paulo por meio de exposição realizada na Casa Expo, uma mostra intitulada Resistência da Arte e que reuniu, sob a curadoria da Cia Arte Cultura, dezenas de artistas de todo o país


TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS ACERVO PESSOAL CAROL GALLARDO

Entre os dias 27 de agosto a 6 de setembro de 2020, em um dos melhores endereços comerciais do país (em plena Oscar Freire, São Paulo) aconteceu a exposição Resistência da Arte, uma mostra que reuniu dezenas de obras sob a arquitetura icônica da Casa Expo, um espaço de 900 metros quadrados de pura contemplação!


O título da exposição ganhou o termo “resistência” não por questões políticas, mas para fazer uma relação direta e óbvia com a recessão causada pela pandemia e os sentimentos de resiliência e superação que a classe artística do país tem enfrentado nesse período. “Enquanto a ciência corre incansavelmente até encontrar a cura para a salvação de nossos corpos, a arte se apresenta, uma vez mais, como remédio para salvação de nossas almas”, diz Mauricio R. Cozer, um dos organizadores e curadores da mostra.


A nossa artista local, Carol Gallardo, teve 3 obras selecionadas para expor na mostra. Telas que já no nome condensam os sentimentos de alegria e paz que a mostra teve como objetivo: Verano, Primavera e Celebración são abstrações cheias de cores, vibrações e formas que remetem de forma muito subjetiva e pessoal a cenários alegres de um cotidiano comum. “Meu estilo abstrato causa a cada pessoa uma sensação diferente, é um convite à imaginação, isso é algo incrível”, explica Carol.


As cores também foram alvo dos comentários positivos que o crítico de arte Oscar D’Ambrosio fez às obras de Carol presentes na mostra. Nas palavras dele: “a arte funciona como um portal. Ao se ver uma imagem, principalmente quando se trata de uma abstração, são abertos caminhos para a imaginação. Não se trata de encontrar um correspondente no mundo que entendemos como real, mas na direção de despertar percepções sobre a nossa relação com o nosso interior e com aquilo que nos cerca. Cada obra de Caroline Gallardo desempenha essa função de uma aparente evasão da realidade que nos desperta para aquilo que temos de melhor: a capacidade de gerar surpresas. O uso das cores e de suas tonalidades contribuem decisivamente para criar uma magia em que o poder da sugestão progressivamente predomina, se renova e fascina, numa eterna valorização do devir da arte”.


Para nós que acompanhamos de perto o trabalho de Carol Gallardo, percebemos que as cores são também um sinal da maturidade artística que ela vem desenvolvendo ao longo do tempo. No início de sua carreira, as telas, embora já tinham um surpreendente nível de abstração, eram predominantemente monocromáticas. Atualmente, além das cores, ela tem adicionado também o desenho à mão e uma técnica própria desenvolvida a partir da projeção de tinta acrílica.


Paralelamente à sua carreira artística, Carol continua exercendo o ofício da arquitetura a pleno vapor. A entrevista para este artigo, feita por videoconferência em pleno canteiro de obra, denota sua versatilidade e dedicação às duas formas de fazer arte. “A profissão de arquiteta me ajudou muito como artista. Toda vez que eu tenho um projeto novo, já penso na tela que irei pintar para aquele lugar. Como a obra irá conversar com o espaço”.









bottom of page