top of page

Esperança Renovada

por Fernanda Marçal


Pode parecer um grande clichê, talvez seja, mas devo confessar; eu amo essa época do ano! As luzes, a decoração, a música, os presentes, os encontros e reencontros! Penso que estes elementos podem nos levar a sensações como leveza e esperança, que são tão necessárias à nossa saúde emocional.


No decorrer do ano é fundamental que estejamos atentos as nossas obrigações, responsabilidades e deveres. As mais diversas emoções podem tomar conta de nós ao longo da nossa rotina agitada, mas nem sempre acolhemos e percebemos esses sentimentos, que por vezes passam batidos, e ficamos então com a sensação de que os dias passam rápidos demais, e de repente já é o final de mais um mês.


Mas dezembro é diferente! Ele chega com essa promessa de leveza, quando a criança que ainda existe em nós fala mais alto, ganha espaço. Esta criança, sufocada durante o ano - já que nossa parte adulta precisa predominar para que possamos dar conta da vida - aparece com tudo nessa época; curiosa, criativa e esperançosa! Querendo presentes!


Porém, devo reconhecer que este momento do ano para mim, e para muitas pessoas, trás também uma certa angústia, afinal é hora de retrospectiva. Não tivemos um ano fácil, emoções como frustração e tristeza fizeram parte dele, assim como as conquistas e as alegrias. Que importante olhar com carinho e acolher cada vivência de 2021, mesmo as que não deram tão certo assim. Sempre penso que uma das maiores dádivas do ser humano é a capacidade de reparação, e com isso os recomeços, tão necessários! Afinal a vida nem sempre é leve da forma como gostaríamos, e exige de nós muita coragem, criatividade e jogo de cintura, mas é possível!


Voltando aquela história sobre nossa criança, lembro-me de uma música do Almir Sater chamada “Maneira Simples”, gosto muito do trecho que diz:


“Nada é mais real

Que aprender maneira simples de viver

Tudo é tão normal

Se a gente não se cansa nunca de aprender

Sempre olhar como se fosse a primeira vez

Se espantar como criança a perguntar por quês? (...)”


Espero que no próximo ano eu possa a cada dia me encantar pelas coisas simples da vida; o céu, o sol, as flores e os pássaros. Promessa de ano novo! Mas também que eu tenha a capacidade de acolher as dificuldades e percalços que podem surgir, e olhar com carinho para os dias nublados da minha vida real. Que essa seja a minha prece para um ano novinho em folha que está para chegar, e obrigada dezembro por possibilitar essa reflexão, e ao mesmo tempo permitir me encontrar e me encantar com a minha criança!


Afinal, é Natal, e o que eu fiz? O que foi possível, e foi o máximo!

bottom of page