top of page

Disfunções neurológicas em crianças

A causa número um de incapacidade na infância é a Paralisia Cerebral. Para essas e outras doenças neurológicas a intervenção e o diagnóstico precoce, muitas vezes já na maternidade, pode mudar todo o curso de uma vida que está começando

por Dr. João Vitor Oblanca, CREFITO/8 206377-F


Como fisioterapeuta eu passei a atender pacientes adultos exatamente pelo fato de que eu via muitos pacientes recebendo apenas cuidados paliativos quando tinham o potencial de serem estimulados a sair da cama e caminhar. Todavia, o atendimento pediátrico continua sendo o campo das minhas maiores pesquisas e estudos, que têm me levado a defender a importância da intervenção precoce, já nos primeiros dias de vida, em bebês que apresentam suspeita de diagnósticos associados a disfunções cerebrais.


Nesta jornada, me especializei em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica e por alguns anos liderei um ambulatório de cuidados com crianças de alto risco, que saiam da UTI e precisavam de avaliação e tratamento. Por isso posso dizer que em um passado recente esperava-se até dois anos para fechar um diagnóstico de paralisia cerebral, desperdiçando um tempo precioso e decisivo de tratamento em um período muito importante de maturação do cérebro infantil.


Para entender melhor: nós, seres humanos, não nascemos com o cérebro pronto. Diferente de outros animais que já nascem andando, o cérebro humano não nasce pronto para uma atividade tão complexa como andar. Neste período, que chamamos de primeira infância, que são os primeiros dois anos de vida, qualquer lesão pode levar a consequências drásticas. Algumas lesões podem acontecer até mesmo no momento do parto, por uma falta de oxigenação, uma parada cardíaca ou qualquer outro fator que interrompa o fluxo sanguíneo para o cérebro. É aqui que entra a importância da intervenção precoce.


Quando se tem uma suspeita, junto da equipe médica, de qualquer diagnóstico já nos primeiros dias de vida, essa criança já pode ser encaminhada, pós alta da maternidade, às terapias precoces onde os bebês já são estimulados no primeiro mês de vida e os pais são ensinados a como estimular seu bebê corretamente.


É muito importante também, todos que têm criança em casa, olhar para seus filhos de forma muito objetiva e estar atento a sinais de alerta que podem denotar algum atraso ou debilidade de qualquer natureza. Perceba se seu filho mais novo tem um desenvolvimento típico se comparado com o seu filho mais velho, ou mesmo se comparado aos amigos de sua idade; se ao tomar banho ele mexe mais os membros do lado esquerdo do corpo e vice-versa. Não trata-se de procurar defeito no seu filho, mas sim de antecipar algo que, se existir, virá à tona mais cedo ou mais tarde, porém com a intervenção precoce as chances de reverter o quadro são infinitamente maiores.


Quando essa observação é feita por um profissional fisioterapeuta, nós nos atentamos aos chamados movimentos estereotipados do bebê, que são movimentos típicos feitos pela maioria dos bebês em alguns minutos de observação. Os casos suspeitos são, então, encaminhados para um diagnóstico clínico com um neurologista pediátrico. O diagnóstico clínico, quando existe, se torna apenas um ponto de partida, uma vez que Paralisia Cerebral ou Transtorno do Espectro Autista, por exemplo, são diagnósticos macro, é o diagnóstico funcional feito pelo fisioterapeuta que vai entender individualmente por paciente como que a doença se manifesta em cada caso. Eu mesmo tenho pacientes com o mesmo diagnóstico de paralisia, alguns em cadeiras de rodas, outros que não apresentam disfunção motora, por isso os cuidados e tratamentos são muito personalizados.


Em qualquer caso, quando falamos em intervenção precoce, o objetivo principal é que as crianças possam participar de sua infância como qualquer outra criança. Se você tem uma criança no seu convívio e suspeita qualquer disfunção em seu comportamento, não tenha medo de buscar ajuda, você não está problematizando a criança. Prefira estar errado do que esperar por dois anos para descobrir uma doença que poderia ser tratada desde o início. Como fisioterapeuta pediátrico, estou disponível para uma avaliação gratuita.




bottom of page