top of page

Com que motor eu vou?

No chão, na terra ou no mar, os grandes motores sempre foram um dos principais atrativos do mercado de luxo. Não é à toa que a indústria do cinema se tornou uma grande aliada para estratégias de ativação de marca e lançamento de motores que caem rapidamente no gosto do público.


Convidamos o jornalista e crítico de cinema Elton Telles para elencar as principais máquinas que se apoderaram do cinema para transformar seus motores potentes em objetos de desejo ainda hoje.


ASTON MARTIN DB5



Quando se trata de veículos robustos, é praticamente impossível não citar a franquia de sucesso 007, que desde os anos 1960 brinda os fãs de ação com os mistérios desvendados pelo agente secreto James Bond. A cada filme da série, – e até hoje são 25 – diferentes marcas de automóveis vão sendo introduzidas ao público. Sendo assim, vou me ancorar no clássico “007 Contra Goldfinger” (1964), em que Bond pilota um prateado e icônico modelo DB5 da Aston Martin, fabricante britânica de carros desportivos de luxo.

Atualmente fora de linha, a Aston Martin recriou o modelo de 64 em uma série exclusiva com somente 25 unidades pela bagatela de R$ 18,2 milhões. Antes mesmo de concluir a fabricação, todos os veículos já estavam vendidos. Nesta reedição, o Aston Martin DB5 veio equipado com alguns dos instrumentos usados pelo agente secreto no filme, como telefone, lançador de óleo traseiro, cortina de fumaça, escudo à prova de balas e até metralhadoras falsas instaladas na dianteira do veículo.


BMW S 1000 RR



Quem assistiu ao filme “Missão: Impossível 5 – Nação Secreta” (2015), vai se lembrar da marcante cena de perseguição entre motocicletas em uma rodovia movimentada. O astro Tom Cruise – dispensando a ajuda de dublês – sobre duas rodas de uma BMW S 1000 RR acelera atrás dos vilões, desviando de carros e caminhões que cruzam o seu caminho. A cena tem aproximadamente 3 minutos de duração, o suficiente para mostrar o vigor e opulência da máquina. A S 1000 RR tem 199 cv de potência, torque de 11,52 mkgf e pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,1 segundos.

O casamento da franquia “Missão: Impossível” com a alemã BMW rendeu frutos, tanto que no filme subsequente, “Efeito Fallout” (2018), Cruise pilota uma Scrambler R Nine T Pure, último modelo lançado pela BMW à época do filme.


BEECHCRAFT HAWKER 850XP



No romance “Nasce Uma Estrela” (2018), há uma rápida cena logo no primeiro ato em que o personagem de Bradley Cooper, um cantor country de sucesso, envia seu jatinho particular para buscar sua futura esposa, interpretada por Lady Gaga. Ao adentrar a espaçosa aeronave, a garota e seu amigo ficam admirados com o design arrojado, o conforto das poltronas, os dispositivos tecnológicos e toda a sensação de bem-estar e poder que acompanham as qualidades descritas.

Em apenas 25 segundos de cena, o espectador fica seduzido e lhe cresce a vontade de ocupar um dos assentos vazios. Avaliado em aproximadamente 15 milhões de dólares, o jatinho em questão é um Beechcraft Hawker 850XP. Este modelo tem grande capacidade de desempenho, podendo alcançar 745 km/h. Equipado com um compartimento luxuoso e aconchegante, no entanto, não é indicado para viagens muito longas.


SARASTAR 2017



Disponível na Netflix, a comédia “Mistério no Mediterrâneo” (2019) traz os atores Adam Sandler e Jennifer Aniston como um casal em férias na Europa que tenta solucionar um homicídio a bordo do iate de um milionário. É um filme bem popular e vai agradar muitos espectadores. Mas vou me ater ao iate, que é o verdadeiro protagonista desta comédia de erros.

Com 60 m de extensão, o iate presente no filme é um Sarastar 2017, desenvolvido pelo estaleiro italiano Mondomarine, responsável pela construção e engenharia de embarcações de luxo em liga de aço e alumínio. É uma estrutura monumental e elegante, provido com uma suíte master e cinco cabines duplas, podendo abrigar diversos convidados.

Com saída a 50 milhões de euros, o Sarastar pode atingir a velocidade de 19,5 nós em alto mar.


Comments


bottom of page