top of page

Cirurgia da catarata com correção de graupromove independência dos óculos a pacientes


FOTO JOÃO PAULO SANTOS

Você sabia que a Catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo? Sim, a doença é caracterizada pela perda da transparência de uma lente presente no olho, chamada de cristalino, que ocorre por diversas causas, sendo a principal delas o tempo. Isso significa que, com o avançar da idade, todas as pessoas desenvolvem o tipo mais comum de catarata, conhecida como catarata senil.


A boa notícia é que a cirurgia de catarata está cada vez mais avançada e com tecnologias associadas que permitem não apenas tratar a catarata como também corrigir o grau ocular do paciente que usou óculos, muitas vezes, por toda uma vida. A médica oftalmologista doutora Simone Yabiku explica como é feito essa “associação” de técnicas: “na cirurgia, a lente opacificada é retirada e substituída por uma lente transparente e definitiva, esta nova lente pode conter o grau necessário para corrigir a visão do paciente dando a ele a independência dos óculos”.


Simone explica que este tipo de tratamento exige um estudo minucioso pré-operatório, com avaliação de exames específicos de qualidade, conhecimento sobre o cotidiano do paciente e suas necessidades visuais, além da atualização constante do especialista em catarata visto a velocidade que surgem novas tecnologias de lentes e aparelhos para cirurgia. “É um planejamento individualizado, por isso a importância de entender como é o dia-a-dia do paciente, qual o seu trabalho, seus hobbies, seus objetivos e expectativas com a cirurgia. Tudo isso é fundamental para a escolha da melhor lente para cada olho. A lente é definitiva e vai influenciar a qualidade da visão futura. Assim como a visão intermediária para um músico é importante, advogados e professores usam muito a visão de perto, os motoristas precisam ver bem à noite e de longe, enfim, cada cirurgia se torna extremamente personalizada”.


Por não mais ser apenas uma cirurgia de substituição de lente para melhora visual, a expectativa é maior e exige também maior assertividade, qualificação técnica do cirurgião e auxílio de tecnologias. No centro cirúrgico da doutora Simone Yabiku encontramos aparelhos com tecnologia de ponta para cirurgia de catarata, sendo eles o Centurion, um aparelho que através de ondas de ultrassom emulsifica a catarata e ao mesmo tempo a aspira; e o Callisto Eye, um sistema digital que guia e orienta o cirurgião durante a cirurgia, possibilitando fazer ajustes em tempo real, conforme o olho do paciente se movimenta, para maior precisão e controle. “Esse sistema utiliza imagens prévias de alta resolução do olho do paciente que servirá para registrar e rastrear o olho durante a cirurgia, fornecendo uma referência visual que me guia durante todas as etapas, desde o local da incisão, tamanho de abertura da cápsula para retirada da catarata e local exato onde devo posicionar a lente, principalmente no caso de astigmatismo ou de lentes multifocais, gerando maior segurança, precisão e excelentes resultados”, declara Simone.

 

A Dra. Simone Tiemi Yabiku (CRM 21721 – RQE 15849) é especialista em Cirurgia Refrativa e Catarata pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo – USP; e Especialista em Córnea e Doenças Externas pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

 

 




bottom of page