top of page

Catarine Farias Arquitetura


FOTOS GUILHERME FRIDER

Existe um jargão bíblico que diz que somos como um vaso nas mãos do oleiro. O fato é que este processo de converter barro em uma linda cerâmica nem sempre é conveniente. Somos apertados, esmagados e às vezes até encaramos a fornalha quente da aflição, mas o resultado final é uma obra de arte escultural… A talentosa arquiteta Catarine Farias, trilhou este desafiador caminho evolutivo até hoje ser considerada um dos proeminentes novos nomes da arquitetura contemporânea da cidade. Ela relata que foi a arquitetura quem lhe deu novo fôlego de vida, após viver momentos sombrios pela perda de sua mãe aos 14 anos de idade. "Eu não sabia se queria ter forças para continuar, muito menos para estudar, mas acabei me permitindo ao menos tentar, e tudo começou quando um teste vocacional apontou arquitetura como uma possibilidade de carreira".


Catarine nunca se considerou uma aluna aplicada, toda sua energia criativa era canalizada para as artes, como dança, piano clássico e desenho, os quais praticou durante toda infância e adolescência. Todavia, ela se viu uma aluna extremamente dedicada na faculdade, onde usou dos livros e práticas como um combustível para aplacar a dor e saudade da mãe. Ela, inclusive, estagiou durante todos os seus 5 anos de formação, passando por 5 diferentes escritórios e atuando em 5 funções extremamente distintas. "Foram experiências que me deram bagagem e condições de hoje gerenciar minha própria equipe e meu próprio escritório".


O escritório Catarine Farias Arquitetura tem foco principal em arquitetura residencial, principalmente de interiores. "Eu encontrei na arquitetura de interiores uma forma de expressar minha criatividade ao trazer funcionalidade e convívio para diferentes famílias". Por se considerar extremamente amorosa e afetuosa, Catarine acredita que a arquitetura residencial sempre vai ser sua maior expressão criativa. "Nós fazemos projetos comerciais também, mas é no lar e no convívio familiar que minha arquitetura encontra sua melhor forma".





Comments


bottom of page