top of page

Capitólio

Localizado em Minas Gerais, Capitólio é uma cidadezinha de pouco mais de 8 mil habitantes, que reserva uma das belezas mais raras de nosso país, criada não pela mãe natureza, mas pela força do progresso e do homem


TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS DIVULGAÇÃO

No mapa quase não vemos e na mídia quase não se fala. Capitólio é uma cidade minúscula de Minas Gerais, que ganhou o título de município apenas em 1948, mas que conserva até hoje as características de uma vila.


Capitólio não tem, ainda, uma infraestrutura voltada para o turismo, muito menos uma complexa rede hoteleira, todavia esta pequena cidade tem atraído diversos turistas de dentro e de fora do nosso país principalmente por causa do Cânion de Furnas e todas as cachoeiras e as muitas águas que servem essa região paradisíaca conhecida como Serra da Canastra.


Capitólio está às margens do Lago de Furnas. Também chamada de “O Mar de Minas”, este lago possui mais de 1.440 km² e banha 34 municípios da região! O mais impressionante é que tudo isso foi criado pela mão do homem, e inaugurado em 1965 para ser apenas o reservatório da represa da hidrelétrica de Furnas, porém as águas cristalinas e as encostas rochosas cheias de mata nativa atraem centenas de barcos, lanchas, escunas, catamarãs, jetskis e milhares de turistas para atividades como rapel, voo livre, pesca ou apenas para um banho refrescante em suas águas.


Se a rede hoteleira ainda não é plenamente desenvolvida na cidade de Capitólio, cidades da região como Piumhi, Furnas e Passos têm se desenvolvido por meio do turismo e das pousadas. Capitólio se destaca sobretudo por causa do luxuoso condomínio Escarpas do Lago, com casas de alto padrão à beira do Lago de Furnas.


Capitólio é uma cidade tão pequena que não tem agências bancárias por lá. A única forma de sacar dinheiro é através da Casa Lotérica para quem é correntista de alguns bancos estatais. Portanto, se for pra lá, não esqueça de levar dinheiro em espécie para o caso de emergências.


De olho no turismo cada vez mais em ascensão, o governo local implantou um controle de acesso ao canal dos cânions, para limitar o número de embarcações presentes de forma simultânea, uma medida ecológica que marca o início de um turismo mais controlado na região.


Todavia, chegar lá é outro problema. Sem vôos comerciais para Capitólio, o aeroporto mais próximo fica na capital mineira, Belo Horizonte, distante 317 quilômetros. Para quem vem de estados mais afastados de MG, o mais prático é voar até BH (Aeroporto de Confins) e alugar um carro para seguir até Capitólio, uma viagem já recompensada pelas paisagens maravilhosas da BR 381 e BR 262. E no destino final, as águas doces e transparentes que transformaram a região da Serra da Canastra em um delicioso destino exótico do nosso país.











bottom of page