top of page

ALTER DO CHÃO

Após ser eleita em 2009 como a praia mais bonita do Brasil pelo jornal The Guardian, Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará, ganhou fama no mundo todo, mas conserva até hoje características de um destino “roots” para quem busca praias paradisíacas de água doce, cercadas pelo intenso verde amazônico e uma culinária ribeirinha espetacular

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS RICARDO MIESSA / DIVULGAÇÃO


Sustentar o posto de praia mais bonita do Brasil, não é para qualquer um, afinal, em nossos mais de 7 mil quilômetros de litoral estão guardados verdadeiros paraísos na Terra, destinos para todos os gostos e tipos de turistas. Entretanto, segundo o jornal The Guardian, a praia mais exuberante de nosso território nacional – em um ranking à frente inclusive de Fernando de Noronha – está bem distante da costa banhada pelo Oceano Atlântico. Localizada no município de Santarém, Estado do Pará, Alter do Chão é um paraíso ainda pouco conhecido pelos brasileiros, uma região de incontáveis bancos de areia branquinha regado a muita água doce dos rios Tapajós e Arapiuns.


Considerada a polinésia brasileira, engana-se quem pensa que Alter do Chão é um daqueles destinos amazônicos de acesso difícil e demorado. Pelo contrário. A vila de Alter do Chão conta com pouco mais de 6 mil habitantes e está a apenas 34 km do Aeroporto de Santarém, onde chegam voos diariamente de Belém, Manaus e Brasília. Já o trajeto de Santarém até Alter do Chão, via terrestre, é inteiramente asfaltado e é possível fazer de Taxi, aplicativo ou com transfer de uma agência de turismo local.


Embora Santarém seja a maior cidade da região, a melhor infraestrutura para turismo está realmente em Alter do Chão que, apesar de muito pequena, conserva durante décadas sua vocação para o ecoturismo. Agora, se você está pensando que vai encontrar lá grandes resorts e acomodações de luxo, vamos já tratar de revisitar suas expectativas. Alter possui centenas de opções de hospedagem, todas no clima pousadinha rústica, algumas à beira do rio, outras em meio à floresta. Uma das mais bonitas é a Vila de Alter (viladealter.com.br), uma pousada boutique que possui diversas acomodações estilo bangalô em meio à mata, uma experiência única na vida de um viajante.


Antes de fechar as malas e partir para o norte do país em busca desse paraíso misterioso, é preciso planejar a melhor época do ano para o seu passeio. Se o objetivo é conhecer as famosas praias de areias límpidas e banhar-se nas águas quentes dos rios Tapajós e Arapiuns, o passeio deve ser feito na época de seca, quando o leito do rio fica mais baixo, revelando praias, ilhas, penínsulas e enseadas que são tantas que algumas nem nome têm. Esse período vai dos meses agosto a dezembro, o chamado verão amazônico. Agora, se sua intenção é fazer passeios de barco em meio à floresta, passando por igarapés e quer ver muita vida animal, escolha a temporada de chuvas, o chamado inverno amazônico, que vai de janeiro a julho.


Obviamente é nos períodos de estiagem que as paisagens mais espetaculares se revelam, e que concentra o maior volume de turistas. Mas não se preocupe, o “vuco-vuco” só rola mesmo na praia da Ilha dos Amores, para onde vão também muitos moradores da região, principalmente nos finais de semana. Ainda assim, basta alguns minutos de caminhada pela praia e logo você vai se ver literalmente isolado, como se estivesse em um paraíso particular.


Alter do Chão oferece possibilidades infinitamente maiores do que a Ilha do Amor e o Lago Verde. É recomendado contratar um barqueiro cadastrado na Associação de Turismo Fluvial de Alter do Chão e entrar rio a dentro para conhecer comunidades ribeirinhas, que oferecem refeições com deliciosos peixes amazônicos fresquinhos, assistir ao pôr do sol da Ponta do Cururu, aproveitar os charmosos quiosques da Praia do Pindobal e se você estiver com tempo de sobra, vale a pena tirar um dia só para fazer uma trilha guiada pela Floresta Nacional do Tapajós, uma oportunidade única de entrar em uma mata densa, onde o guia mostrará diversas plantas medicinais e até mesmo a gigante sumaúma, a chamada árvore da vida, uma das quais estima-se ter mais de mil anos.


Com a crescente demanda por destinos que proporcionem contato integral com a natureza, podemos considerar Alter do Chão como um dos mais roots, sem o ônus de inacessibilidade que a maioria dos destinos dessa categoria trazem consigo. Alter do Chão pode ser uma possibilidade de passeio inclusive para viagens em família, com crianças e idosos. Porém, fica a dica: longe do Wi-Fi das pousadas, o sinal de celular é péssimo e até mesmo inexistente em algumas comunidades ribeirinhas. Não conte com 4G para resolver problemas emergenciais. Que delícia!








bottom of page