top of page

Adriana Federiche & Alan Mincache

Invadimos a vida e intimidade deste casal cuja trajetória de uma vida a dois iniciou de uma amizade na tenra infância, até florescer em um amor conjugal e amor pela profissão que decidiram compartilhar: a advocacia


TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS ELIANDRO CORRÊA

Dizem que segunda-feira é o dia preferido dos empresários e dos workaholics. Não foi à toa que escolhemos uma tarde ensolarada de segunda-feira para retirar Adriana Federiche e Alan Mincache de suas rotinas empresariais e, com seu melhor humor da semana, fazermos um delicioso registro de suas vidas, e uma capa despretensiosamente linda.


Na direção do fotógrafo Eliandro Corrêa, entre um clique e outro, celulares que não paravam de tocar com chamadas e demandas urgentes de um time hoje composto por 52 colaboradores, em sua maioria advogados atuantes no segmento do Direito Empresarial. Fundada há 15 anos, o Federiche Mincache Advogados nasceu com o objetivo de oferecer soluções jurídicas para grandes negócios, e agora lança ao mercado outras três empresas do grupo, também planejadas para oferecer soluções empresariais nas áreas de direito tributário, gestão empresarial e tecnologia & marketing.

 

UM SONHO DE INFÂNCIA

Dizem que somos mais felizes quando não ofendemos ou não envergonhamos a criança que um dia fomos. Sem nem mesmo conhecer este provérbio, Alan e Adriana permitiram que suas crianças interiores ditassem o curso de suas vidas de forma muito real. Ele nascido em Jandaia do Sul, ela em São Pedro do Ivaí, apenas 3 meses separam o dia em que nasceram.


Adriana brinca que nasceu debaixo de um pé de café. Da infância modesta em São Pedro ela lembra que sua brincadeira preferida era fingir que era uma executiva de empresa. Já Alan, gostava mesmo era de brincar de advogado. Seu principal entretenimento era vestir-se com um paletó do pai, pegar uma maleta preta cheia de papeis, puxar uma cadeira na cabeceira da cama e fazer a cama virar sua mesa de escritório. “Eu distribuía os papéis pela cama em todas as posições como se tivessem cadeiras à mesa, e passava horas brincando de dar orientações e discutir problemas e soluções”, recorda Alan.


Este pequeno aspirante a advogado lembra-se de Adriana desde quando tinha 9 anos de idade. Isso porque todos os finais de semana o pai de Adriana tinha o costume de levar os funcionários da fazenda que administrava para fazer compras na cidade, ou seja, no centro de São Pedro do Ivaí, e Adriana fazia junto todo o trajeto. Em São Pedro o pai de Alan permitia que ele “trabalhasse” desde os 10 anos de idade, na “Venda” de um amigo, a mesma onde o pai de Adriana era freguês assíduo. “Eu não tenho lembrança do Alan nessa época, mas ele já tinha olhos para mim”, fala Adriana, para o deleite de toda a equipe WIT.


Anos mais tarde eles acabaram estudando na mesma escola pública, em turmas distintas, sem ainda desenvolverem uma amizade. A primeira aproximação só foi mesmo acontecer em 1992, quando tinham 15 anos, quando foram convidados pelo Rotary Club da cidade para fundarem o Rotaract, o programa de jovens do Rotary. Adriana foi eleita Presidente da primeira gestão, tendo Alan como vice. “Nessa época a gente se aproximou de verdade e começou uma grande amizade, embora para ele já fosse mais do que amizade”, diz aos risos.


No ano seguinte Alan, que já tinha plena convicção de que estudaria Direito, mudou-se para Maringá para estudar o terceirão, e passou em Direito na UEM, iniciando no ano letivo de 1996. Já Adriana foi prestar seu primeiro vestibular em Ponta Grossa, para o curso de Jornalismo. Mas como o cosmos tinha outros planos para os dois, ela acabou não passando na prova, e decidiu mudar-se para Maringá para fazer um cursinho pré-vestibular. “Com isso, acabei indo morar na mesma república onde morava o Alan, uma casa com regras rigorosíssimas, a gente não podia nem pegar na mão um do outro”, lembra Adriana.


Durante o namoro, Alan começou a abrir os olhos de Adriana para o Direito. “Eu que já conhecia seu dom de liderança por causa do Rotaract, falei para ela que Direito tinha tudo a ver com ela”, revela Alan.


Persuadida pelo amor de sua vida, ela prestou vestibular para Direito, ingressando na UEM em 1997.

 

CONSTRUINDO UMA CARREIRA A DOIS

Durante seus 5 anos de curso, Adriana estagiou no gabinete de uma juíza, e ainda assim nunca desenvolveu aspirações a um cargo público na magistratura. “Foram anos de muito aprendizado, mas eu sempre tive para mim que não é da minha essência, enquanto profissional, decidir coisas, eu gosto de escrever teses para defender um fato, pedir algo para alguém ou em favor de alguém, eu gosto da discussão, e de encontrar soluções “.


Com o término do curso, Adriana teve uma das grandes oportunidades de sua vida, a de trabalhar à época na Frangos Canção, atual GTFoods, empresa que na época abatia 10 mil aves/dia e hoje tem uma produção diária de mais de 600 mil aves, que chegam a mais de 120 países. Seu início foi no departamento jurídico, até tornar-se uma executiva do grupo, quando adquiriu grande experiência em gestão, administração, controladoria, recursos humanos, tributação e todas as áreas que envolvem o funcionamento de uma operação industrial.


Nesse meio tempo, Alan já estava em Londrina, advogando para um renomado escritório da cidade, uma época que, embora de grande crescimento profissional, foi muito difícil para o casal manter um relacionamento à distância. “Eu vinha de ônibus para Maringá toda sexta-feira a noite, e voltava para Londrina na manhã de segunda”, relembra Alan.


A oportunidade de, juntos, montarem seu próprio escritório, veio do sonho que acalentavam, e também através da própria GTFoods. Na época, a empresa estava iniciando um programa de expansão através da aquisição de outras empresas. Neste processo, o departamento jurídico da empresa apontou a necessidade de um escritório terceirizado para suprir estas demandas. “Tínhamos um desejo íntimo de trazer Alan para perto e, paralelamente, este movimento da GTFoods nos apresentou uma oportunidade de concretizar o sonho de abrir nosso escritório, e com isso Alan retornou para Maringá e, em 2008, fundamos o Federiche Mincache Advogados, com apenas um advogado e um estagiário liderado pelo Alan”, explica Adriana. Hoje a empresa conta com 52 colaboradores, sendo 35 advogados e demais cargos nas áreas de controladoria, financeiro e operações. Ah! A GTFoods permanece, após todos estes anos, como uma grande cliente do FM, sendo atendida em todas as áreas jurídicas.


Integralmente juntos, durante e pós-expediente, eles se orgulham desse modelo de vida a dois. “Talvez a palavra que melhor nos defina seja a cumplicidade, porque sempre estamos preocupados em aliviar o fardo um do outro, e assim a gente construiu ao longo dos anos uma relação de extrema confiança, fidelidade e carinho”, revela Adriana.


Nossa entrevista foi regada a vinho branco e vinho tinto. O primeiro preferido de Adriana e o segundo de Alan. Eles contam que, para se desligar da rotina caótica, sempre se reúnem na área gourmet de sua casa, assinada pela arquiteta Ivana Cabral, para abrir um vinho e degustar um queijo ou uma massa preparada por Alan. “Nossa vida é tão intensa e cheia de compromissos que, em nossa intimidade, nossa principal diversão é realmente curtir a casa”, diz Alan.


Localizada em condomínio horizontal, a casa funciona como principal ponto de apoio do casal, de onde não saem nem mesmo para fazer exercícios. Sim, eles equiparam uma academia completa em casa, onde recebem sua personal de muitos anos, Tê Pelissari Kravchychyn, três vezes por semana.


A casa também é palco dos encontros em família, que reúne irmãos do Alan e da Adriana, e seus queridos sobrinhos enteados que são como filhos. Se não em Maringá, a turma se reúne na casa do sítio que possuem, onde Adriana revela sua inusitada face de pecuarista e avicultora. “Quem me vê no dia a dia do escritório jamais imagina que fim de semana eu fiscalizo a vacinação gado e granjas de frango; ontem mesmo eu estava cuidando da inseminação de novilhas”.

 

15 ANOS + 15

Para selar os 15 anos de Federiche Mincache Advogados, em glamourosa festa nos domínios do Giardino, Adriana e Alan anunciaram para seus clientes a construção da nova sede da empresa. Um edifício majestoso em sua arquitetura, obra assinada pelo Arquiteto Valter Boaretto, representando a nova fase vivida pela firma de advocacia. Isso porque, também na festa dos 15 anos, eles anunciaram o lançamento de três novos negócios do grupo FM: ÁriaTax, Spectra e a Neos, todas voltadas para soluções empresariais.


A ÁriaTax é uma empresa de consultoria tributária altamente especializada, que usa de inteligência artificial para atender a demandas complexas que envolvem direito tributário, para dar a grandes empresas a oportunidade de se planejar tributariamente.


A Spectra é uma empresa de inteligência em gestão empresarial que nasceu a partir da própria vivência e experiência de Adriana enquanto executiva de uma grande operação industrial. “Entendemos que a maioria das empresas podem ter melhorias significativas na área de gestão, por isso desenvolvemos a Spectra, com o objetivo de atender nossos clientes de forma integral, e não apenas no segmento jurídico”.


A Neos é uma empresa criada para navegar pela onda da Inteligência Artificial. Baseada em um time multidisciplinar de advogados, financistas e programadores, a Neos é uma empresa de tecnologia feita para desenvolver plataformas que atendam a demandas específicas de seus clientes. “É uma empresa de Inteligência Artificial feita para facilitar qualquer tipo de processo. Hoje em dia, com os inputs corretos e a orientação correta é possível extrair dados e processar informações que antes levavam meses, dentro de poucas horas”, explica Adriana.


“Nós construímos até aqui um fundamento sólido de valores pessoais que levamos para o negócio e alicerçou toda essa estrutura que agora está preparada para os próximos 15 anos com novos negócios que vão transformar a vida dos nossos clientes empresários”, declara Alan, com entusiasmo.

 

 









bottom of page