TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO JEFFERSON OHARA
O supercílio, também conhecido como sobrancelha, é um dos elementos de maior importância na estética facial. Isso porque este elemento tão simples da anatomia humana é um dos maiores responsáveis por expressar nossas emoções e sentimentos. Este aspecto fica muito evidente nos desenhos animados, onde os personagens ganham expressão de bravo, triste, alegre ou cansado com um simples arqueamento destas “linhas” que ficam acima da órbita dos olhos.
Com o passar dos anos e a progressão da idade, é natural que o supercílio vai “caindo”, por assim dizer, quase sempre acompanhado de uma flacidez palpebral, conferindo a homens e mulheres um aspecto mais triste e cansado.
A boa notícia é que, atualmente, existem diversas técnicas para elevação do supercílio, que podem ou não serem associadas com a blefaroplastia, procedimento cirúrgico para retirada do excesso de pele na região das pálpebras. Cada anatomia é única e cada caso merece ser estudado individualmente, conforme explica o médico cirurgião oftalmológico Dr. Gustavo Siqueira: “ao se fazer uma avaliação para cirurgia das pálpebras, podemos incluir a suspensão do supercílio quando existe uma queda muito grande em relação à posição inicial”.
São várias as técnicas disponíveis para elevação do supercílio, desde técnicas que elevam toda a fronte, feita por cirurgiões da face, até técnicas que permitem elevar apenas a cauda do supercílio. “Uma das técnicas muito usadas em nossos pacientes é o Minilifting Fronto-temporal, que reposiciona a cauda do supercílio e suaviza marcas de expressão, restaurando uma aparência jovial e saudável”, declara Dr. Gustavo.
O Minilifting Fronto-temporal é feito através de uma incisão no couro cabeludo, uma técnica muito segura e pouco invasiva, que torna possível ocultar todo o processo de cicatrização na região capilar. “Conforme esclarecemos, cada paciente tem uma anatomia característica, e diversas técnicas podem se enquadrar melhor a cada caso clínico. Existem técnicas como a Cirurgia de Castanhares, feita através de uma excisão elíptica da pele logo acima das sobrancelhas ou por pequenas incisões laterais às sobrancelhas (esta última conhecida como Mini Castanhares), que indico principalmente para pacientes que possuem um grande volume de pelos nas sobrancelhas, ou mesmo micropigmentação, que ajudam a ocultar a cicatriz decorrente da incisão”, diz Dr. Gustavo Siqueira.
Convenhamos que toda a região dos olhos é nosso principal cartão de visita. A estética dessa região, juntamente com a posição do supercílio, pode mudar de forma significativa a expressão de vida e aparência das pessoas. “São procedimentos simples, indolores e de rápida recuperação que têm potencial de suavizar as marcas de expressão, dar maior amplitude ao olhar, e um aspecto mais feliz, jovial e alegre nas pessoas”, conclui Dr. Gustavo.
Comments