top of page

Walmor Jr

Nome por detrás do Haras HWJ, rankeado entre os 5 melhores do país em genética e reconhecido pela revista americana Stable Style – a maior do mundo em arquitetura equestre – por seu design impecável, Walmor é também um dos nomes responsáveis pela expansão do perímetro urbano da Maringá de amanhã

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS JOÃO PAULO SANTOS


Nossa bela Maringá, após receber diversas vezes o título de a melhor cidade do país para se viver, cresceu não apenas em popularidade, mas também em número de habitantes. Diferentemente das demais cidades do Estado, que crescem a uma taxa média de 1% ao ano, Maringá registrou nos últimos anos um crescimento médio de 1,9%. Isso representa 9 mil novas pessoas por ano, ou, pasmem, 25 pessoas por dia mudando-se para a cidade!


Este crescimento todo mostra, dentre outras coisas, que o mercado imobiliário continuará aquecido por aqui, por muitos e muitos anos. A cidade registrou na última década a verticalização de diversas áreas, ganhando edifícios que hoje desenham nosso horizonte e embelezam nossa paisagem urbana. Hoje, porém, existe uma tendência por parte das políticas públicas da cidade de iniciar uma expansão horizontal, ou seja, alargar nossas fronteiras urbanas através de novas áreas loteáveis.


É nesse cenário de otimismo e de novas oportunidades que conhecemos Walmor Jr, um homem formado em direito na UEM e que deixou sua carreira o levar para diversas regiões do país, onde exerceu paralelamente ao direito bancário um ofício herdado pelo pai: o de pecuarista. "Desde que saí de Maringá eu tinha convicção de que pra cá eu voltaria, sou apaixonado pela cidade e é aqui que eu quis me estabelecer, ser grato pelo fluxo que a vida me deu, gerando oportunidades para a cidade e outras pessoas", declara Walmor.


WJS EMPREENDIMENTOS

A WJS Empreendimentos é uma loteadora fundada por Walmor Jr inicialmente para rentabilizar as propriedades rurais que ele tem no município e cidades adjacentes. Ao entrar neste universo regido por muitas leis e burocracia descobriu uma semelhança com seu ofício anterior na área do direito. "A diferença entre processos legais e processos administrativos é íntima, e 70% de tudo o que envolve um loteamento urbano são leis e processos, algo com o qual estou muito familiarizado em virtude da minha formação e experiência", explica Walmor.


Segundo ele, o que realmente o move não são os processos em si, mas o vislumbre futuro de transformação possível de cada região. "Sou um pisciano raiz, movido por sonhos e guiado por meus ideais, e o que mais me motiva hoje é transformar o presente para uma realidade melhor", pontua.


Neste movimento de transformações, Walmor traz como exemplo o seu Haras HWJ, onde antes uma plantação de soja, hoje um complexo cuja arquitetura foi publicada na revista americana Stable Style, a mais renomada do mundo em arquitetura equestre. "O haras é um hobby que representa minha herança rural, em um contexto totalmente urbanizado, que representa este novo momento da minha vida".


A WJS está sediada na Av. Joaquim Duarte Moleirinho, 3220 em Maringá, um edifício de 800 metros de área construída assinado pela arquiteta Ninha Chiozzini e que reúne profissionais de um time altamente técnico e especializado em loteamentos urbanos. "Eu mesmo me debrucei em toda legislação de loteamento e parcelamento de solo, e escolhi Maringá exatamente por ser uma cidade que possui a legislação do urbanismo moderno, é uma cidade extremamente organizada que se transformou na melhor cidade do país exatamente por essa vocação dos órgãos públicos de serem detalhistas e cumpridores da legislação urbanista", salienta Walmor.


MINDSET

"Mindset" é um termo em inglês que se refere a uma predisposição psicológica que uma pessoa tem para determinados padrões de pensamentos que levam a materialização, ou concretização, de resultados. Na biblioteca pessoal de Walmor encontramos diversos livros que abordam, através da neurociência e filosofia, estudos sobre o potencial da mente em transformar a própria realidade e o ambiente ao redor. "Livros como O Poder do Subconsciente me ensinaram lições que aplico na prática, e quanto mais dá certo, mais tenho vontade de aplicar em minha vida, porque eu me realizo na transformação do espaço ao meu redor", explica Walmor.


Ser um visionário tem o seu preço. Ao questionarmos sobre como é lidar com a ansiedade nessa busca por planos e projetos idealizados, Walmor é taxativo ao dizer que "apesar de sonhador, sou muito pé no chão, eu aplico em minha vida a filosofia dos freios e contrapesos, e aprendi que o tempo de espera e maturação muitas vezes é o curso natural da vida, afinal, nem tudo precisa acontecer no nosso tempo, mas no tempo de Deus".


Atualmente, os processos em tramitação pela loteadora WJS Empreendimentos têm potencial de abrigar, no futuro, mais de 18 mil pessoas.






bottom of page