top of page

Viva Novas Experiências

Há mais de 30 anos projetando casas aclamadas pelo público – projetos que ganharam, inclusive, projeção na Europa onde angariou clientes que o descobriram por meio das mídias sociais –, o arquiteto Fernando Farinazzo abre as portas de sua casa, revelando com exclusividade para a WIT o resultado de uma arquitetura feita para ser vivida todos os dias, em família


TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS JEFFERSON OHARA

Após uma carreira de mais todos os espaços”, esclarece Fernando. Para atingir tal objetivo ele de 30 anos arquitetando e projetando casas no Brasil e também no exterior, o arquiteto Fernando Farinazzo decidiu que finalmente chegou a vez de sua própria família sair do apartamento e se mudar de forma definitiva para uma casa.


Seu novo lar está localizado em um lote de condomínio residencial em Maringá onde, à primeira vista, havia uma topografia nada privilegiada: um acentuado declive para os fundos. Fernando, porém, usou essa característica a seu favor construindo uma casa que reserva para o subsolo uma suíte para hóspedes e um home office com sala de TV para a família. Por causa dessa solução simples e engenhosa, a piscina e toda área de lazer da casa ficaram elevadas, garantindo aos moradores muita privacidade, ainda que com muro baixo, de onde assistimos a um pôr do sol espetacular.


Simples e objetiva em sua concepção, a nova casa de Fernando Farinazzo foi projetada de modo a minimizar espaços sem utilidade. “Esse projeto priorizou muito a integração dos espaços, a iluminação natural e uma decoração despojada em integrou espaço gourmet com sala de jantar, voltando ambos para a piscina.

Outro destaque do projeto é o formato em “L” da casa, que abraça a piscina com todo o jardim executado pala Personal Garden Plantas. “Eu não queria simplesmente uma casa com piscina, mas uma piscina com uma casa em volta”. Fernando usou estrategicamente as esquadrias da Alumichapas para integrar todos os espaços sociais da casa com o lazer externo. Essa integração é tão plena que a sala se comporta como uma grande varanda.


No quesito decoração, a identidade de Fernando Farinazzo também está evidente na qualidade estética de objetos de decoração da Bem Estar Casa; na paleta neutra com tons de cinza e preto foi utilizado o porcelanato Super Quadra Concreto e Dansk da Portobello Shop; nos tijolos queimados da Atelier Portinari; e nos artigos de mobília da Inna Interiores, representante exclusiva da Líder Interiores em Maringá. Todos estes elementos recebem realce e volume por meio da iluminação cênica provida pela Kelvin Lighting Design.


É bacana notar: do pé direito duplo presente nos ambientes sociais, um vão com cortina de vidro se abre para uma laje forrada de argila espandida onde Fernando posicionou estrategicamente os vasos Vietnamitas da Organne. É lindo de ver!














留言


bottom of page