top of page

UM ESPAÇO DE BEM-ESTAR E PAZ, NO CORAÇÃO DA CIDADE

TEXTO ANA LÚCIA (ANAJAYA) FOTO JOELMA HANDZIUK

Todos movimentos sociais e tendências surgem em resposta a demandas reais da vida cotidiana. O resgate e a forte difusão que temos visto para o Yoga, uma prática tão milenar, para mim é evidência de um mal que acomete a maior parte das pessoas: o estresse das rotinas aceleradas. Comigo não foi diferente.


Quando comecei a trilhar o caminho do Yoga eu tinha 30 anos de idade, mãe de filhos pequenos e sócia-proprietária de um buffet de festas infantis há 14 anos. O destino me levou a encontrar no Yoga benefícios físicos e emocionais que outras atividades físicas não traziam.


Com a prática e por ter sido beneficiada dela, logo senti o chamado de propagar o Yoga. Ainda como empresária iniciei um curso de formação para instrutores de Yoga em 2008 em Maringá, minha cidade natal, tendo em vista que devido a família e ao buffet eu não poderia me ausentar para os grandes centros onde existiam cursos muito bons, mas geralmente intensivos.


Em 2009 comecei a dar aulas e em 2010, após o encerramento das atividades no ramo de buffet infantil, decidi me dedicar a ministrar aulas de Yoga como profissão. Ao longo dos anos fiz mais 3 cursos de formação com as renomadas Rô Pacheco do Yoga Spanda (Formação transdisciplinar em Hatha Yoga 2012), Laura Packer (Formação em Hatha Yoga 2013 e Aperfeiçoamento para professores em 2011), Chacarananda Ashram e Miila Derzett (Formação em Yoga restaurativa 2017), além de muitos workshops no Brasil, Estados Unidos e Tailândia.


Em 2016 abri meu próprio espaço, Anajaya Yoga, onde já aconteceram cursos ministrados por profissionais renomados do Yoga, como no ano de 2018 quando trouxemos 8 cursos relacionados ao Yoga. Apenas 3 anos depois tive que mudar de endereço para ampliar as instalações, e agora estamos em um espaço junto da natureza, coladinho com uma reserva florestal, no coração da cidade, com abundância de verde e árvores frutíferas.


A escola possui 13 profissionais parceiros e destina-se às práticas de Hatha Yoga, Kundalini Yoga, Yoga Integrativa, Ashtanga Yoga, Yoga Kids, Yoga Suave e Yoga Restaurativa. Temos parceiros que fazem Terapia Sistêmica, Barra de Access, Naturopatia, Reiki e Nutrição Holística.


Em minha carreira também agreguei ao currículo a experiência de presidir a Aiymar (Associação dos Instrutores de Yoga de Maringá e Região) de 2016 a 2018, entidade na qual atuo ainda hoje, pois estou sempre em busca de novos conhecimentos e vivências que fazem parte do universo Yoga. É também por isso que este ano estive na Índia e Tailândia.


Em 2020 vamos promover a primeira formação de instrutores de Yoga em parceria com o renomado prof. Raphael Melo com certificação Internacional.



bottom of page