top of page

Poros dilatados tem solução?

Esta é uma das principais perguntas feitas em consultório dermatológico e se tornou ainda mais frequente no pós-covid; a boa notícia é que há tratamento para o problema.

Dra. Fabíola Tasca CRM 20830 PR | RQE 12891


FOTO JOÃO PAULO SANTOS



Os indesejados poros dilatados, sem dúvida, estão entre as queixas mais comuns nos consultórios de dermatologia. A reclamação parte tanto de homens quanto de mulheres que têm pele oleosa ou mista e, segundo a dermatologista Fabíola Tasca, o incômodo se tornou ainda mais frequente nos últimos tempos por causa da Covid-19. Isso porque a doença e a medicação utilizada em seu tratamento, com corticoides, estimulam a oleosidade na pele, tornando os poros ainda mais evidentes.


De modo geral, quem sofre com poros dilatados começa a se incomodar já na adolescência e, diferentemente do que geralmente ocorre com as acnes, os sinais não melhoram com a chegada da fase adulta. “A tendência, na verdade, é que os poros fiquem ainda mais visíveis à medida que a pele envelhece, porque a flacidez contribui para evidenciar esse aspecto indesejado”, explica Fabíola.


Na tentativa de melhorar a aparência, a dermatologista comenta que muitas mulheres utilizam primer (cosmético que proporciona efeito matificado na pele) antes de aplicar a maquiagem. “Só que muitas camadas de produtos no rosto também causam incômodo”, lembra ela ao citar que há ainda aquelas que se rendem aos filtros do Instagram, ou mesmo a produtos inadequados e oleosos que agravam o quadro. “Há alternativas que trazem efeitos temporários, mas não resolvem”, lamenta Fabíola.


TRATAMENTOS


A boa notícia é que existem tratamentos eficazes na redução dos poros dilatados para os diferentes tipos de pele. A dermatologista ressalta, porém, que o paciente precisa se submeter à análise e orientação de um profissional qualificado para obter resultados positivos. “Identificar a melhor tecnologia e tratamento para cada caso é imprescindível”, frisa.


Entre as substâncias que podem ser aplicadas em casa, durante a rotina de cuidados com a pele, por exemplo, Fabíola cita o ácido retinóico e o ácido glicólico, que renovam a pele e contraem os poros. Há ainda medicações via oral, como a isotretinoína, que diminui a glândula sebácea e refina os poros. “Tratamentos como esses podem ser potencializados com a utilização de tecnologias em consultório, com o laser”, destaca.


Na clínica, Fabíola utiliza diferentes tipos de lasers, desde os que atuam em camadas superficiais até as médias da pele, em procedimentos que visam a diminuição de poros. Entre eles, estão:

  • BB Laser: laser de túlio que remodela os poros e melhora a elasticidade, causando o refinamento e rejuvenescimento da pele;

  • Fotona StarWalker: laser a base de picossegundos que chega a camadas mais profundas para diminuir poros e melhorar a qualidade da pele;

  • Fotona: laser de alta tecnologia que estimula o colágeno, estimula a contração dos poros em toda a sua extensão e atua no rejuvenescimento;

  • Ultrassom Microfocado: utilizado com as ponteiras mais superficiais para os casos de poros dilatados, a tecnologia também pode ser aplicada na melhora da musculatura, tornando a pele mais firme;

  • Radiofrequência Microagulhada (Morpheus): essa tecnologia ajuda a reduzir e contrair os poros em todas as camadas da pele;

  • Laser Spectra / Black Peel: limpa e rejuvenesce a pele sem uso de produtos químicos, atuando no fechamento de poros. Este laser também ilumina e melhora a qualidade da pele, reduz a oleosidade, as manchas e melhora o brilho.




bottom of page