top of page

Ostellato Movelaria

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS JOELMA HANDZIUK


A Ostellato Movelaria é uma empresa 100% maringaense, idealizada por uma família que tem tradição no ramo da movelaria desde 1948. Hoje liderada por Ely e Ester Nogueira, a Ostellato é uma soma da tradição de fazer móveis com a tecnologia de maquinários modernos, de origem italiana, responsáveis pela automatização de 95% dos processos de produção da empresa, garantindo qualidade com rigor fabril, sem perder a essência de uma marca que garante flexibilidade para arquitetos e designers fazerem projetos totalmente customizáveis.


O parque fabril da Ostellato, localizado na região do Parque Industrial de Maringá, possui mais de 4 mil metros quadrados, com estimativa de iniciar o ano de 2023 com 5 mil metros quadrados de fábrica, e passar dos atuais 110 colaboradores para 150 contratados diretamente. Ely Nogueira, homem que herdou o ofício da marcenaria de seu avô, explica o que essa expansão pode significar nos resultados finais ao consumidor: "nós já temos o melhor prazo da região; enquanto algumas marcas levam até 6 meses para entregar o projeto, nós pedimos 45 dias úteis para a entrega dos móveis já montados na casa da pessoa, nossa meta ao expandir a fábrica é poder oferecer ainda mais agilidade e também gerar emprego".


A Ostellato Movelaria executa em média 25 a 30 obras residenciais por mês, tendo em média 10 obras sendo montadas todos os dias. Foi através da já mencionada automação que Ely garantiu o rigor técnico da qualidade exigida por ele, em todos os projetos que saem da empresa. "Foram milhões de investimento em maquinário italiano, hoje nossos colaboradores apenas alimentam as máquinas, elas fazem tudo sozinhas: corte, furo, colagem de fita, usinagem e até embalagem termo encolhível", explica Ely. Esse é um aspecto importante no processo fabril da Ostellato, que garante prazos hoje tão importantes não só para construtoras, mas também para o consumidor final que deseja mudar-se logo para seu novo lar. "Tem projetos que levam mais de 120 chapas, imagina quanto tempo leva para um marceneiro fazer todo o plano de corte à mão, na Ostellato quem faz esse plano de corte é o software, com o máximo de aproveitamente e de forma praticamente instantânea", esclarece Ely.


O grande diferencial da Ostellato está no fato de que é uma marca que garante 100% de flexibilidade na customização dos ambientes. Diferente da maioria de seus concorrentes, que trabalham com módulos de tamanhos pré-definidos, na Ostellato o arquiteto pode executar o projeto à sua maneira. "As grandes indústrias trabalham com módulos prontos porque é uma forma de otimizar custos e simplificar seus processos de produção, porém a perda de flexibilidade é muito evidente; aqui na Ostellato a gente une o melhor dos dois mundos: a qualidade de fábrica e a customização como se fosse um produto artesanal", garante Ester Nogueira.


Para Ester, o uso de maquinário italiano veio agregar principalmente na qualidade dos produtos e serviços ofertados pela Ostellato: "os seres humanos são seres emocionais, isso pode influenciar de diferentes formas no trabalho do dia a dia, já as máquinas não admitem erro, elas são perfeitas e precisas".


Outra marca registrada da Ostellato é trabalhar apenas com materiais de origem certificada e de alta qualidade, como a cola de origem alemã, as fitas de borda também de origem alemã e todo o preenchimento feito em MDF (algumas marcenarias usam o MDP, produto poroso de qualidade inferior ao MDF).



RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL


A Ostellato Movelaria é uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e com a qualidade de vida dos seus colaboradores. Toda a matéria-prima utilizada na empresa tem origem certificada, e todo o descarte, desde embalagens até o pó de MDF, tudo é coletado por uma empresa que direciona para um centro de tratamento e reciclagem.


A fábrica possui o mais moderno sistema de exaustão, garantindo não apenas a qualidade do ar, como também reciclando toneladas de partículas de MDF todos os anos. Outro investimento importante para a qualidade de vida dos funcionários foi uma complexa rede de trilhos interligados, que permite o deslocamento de materiais ao longo de toda a fábrica sem que o colaborador levante peso. E todos os colaboradores, desde os operadores de máquinas, montadores e motoristas são contratados em regime CLT. A Ostellato não terceiriza mão de obra, nem mesmo para transporte de cargas, possuindo sua própria frota de caminhões.


A Ostellato devolve para a sociedade seu sucesso e reconhecimento através de treinamento e capacitação. Atualmente 80% dos colaboradores da empresa aprenderam o ofício da marcenaria dentro da Ostellato, começando do zero.







Commentaires


bottom of page