top of page

Novos tempos

Filho do renomado arquiteto José Carlos Mendes Cardoso, Arthur Cardoso, e sua sócia Natália Marchini, representam uma nova geração de engenheiros que chegaram ao mercado para ressignificar a modalidade de construção a preço de custo


TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS JEFFERSON OHARA / REPRODUÇÃO

A Construtora Marchini Cardoso, que leva o nome de seus idealizadores Arthur Cardoso e sua esposa Natália Marchini, surgiu durante o epicentro da pandemia e logo no início de 2021 teve o mérito de lançar seu primeiro empreendimento imobiliário na modalidade preço de custo, ocupando 92,5% de todas as unidades do edifício já em sua primeira assembléia, constituída em setembro de 2021. Trata-se do edifício Amélia Barão, que está em fase de construção na Zona 7 de Maringá.


Apenas um ano depois, a construtora já conta com seu segundo empreendimento, um edifício assinado pelo arquiteto Mendes Cardoso e que representa, até mesmo em sua localização, todo o potencial da Construtora Marchini Cardoso de reinventar e ressignificar essa modalidade construtiva: a construção a preço de custo.


O edifício J. Sardanha é um condomínio de 22 pavimentos e 80 apartamentos prestes a ser edificado em uma região de Maringá que ninguém imaginava ser possível a construção de grandes prédios. O J. Sardanha vai ocupar três lotes, dos quais dois estão localizados na Av. Brasil bem de frente ao Bosque das Grevíleas, uma região alta que permite vistas deslumbrantes de Maringá e da copa das grevíleas mesmo nos pavimentos mais baixos.



NOVO COMEÇO


Natália Marchini e Arthur Cardoso formaram-se juntos na Universidade Estadual de Maringá (UEM) em engenharia civil, mas seguiram caminhos distintos depois de formados: ela especializou-se em gerenciamento de projetos e foi para a área da docência, trabalhou em órgãos públicos e loteadora; ele especializou-se em Construção Civil e trabalhou na área de gestão e execução de obras em uma construtora de Maringá, na qual permaneceu por 10 anos, onde pôde adquirir a experiência do que funciona e do que não funciona na modalidade de construção a preço de custo. “Além de fazer todo o controle das obras, eu conduzi assembleias e estava na linha de frente dos investidores, ouvindo os elogios e também as reclamações, então percebi que muita gente ficava pelo caminho por falta de informação”, explica Arthur.


Arthur defende esta modalidade como uma forma transparente e rentável de se adquirir um imóvel: “seja para morar ou para investir, a construção a preço de custo te possibilita comprar um imóvel sem pagar taxas de juro para banco e principalmente, sem pagar pela especulação imobiliária, o que você paga é efetivamente os custos, ou seja, toda a valorização do imóvel é 100% convertida para os proprietários”.


Algo importante a ser compreendido é que comprar um imóvel a preço de custo não trata-se de um contrato de compra e venda, trata-se de adquirir uma fatia na sociedade de um novo empreendimento, destinado a uma parcela da população que tem a saúde financeira necessária para suportar os aportes de capital ao longo da construção da obra. “No passado, muitas pessoas se sentiram enganadas, achando que iriam se associar a uma construção a preço de custo e pagar um valor fixo mensal, como se fosse um financiamento. Os nossos grupos são saudáveis porque filtramos o público e também instruímos cada um dos associados, a ponto de que aqueles que entram no grupo sabem exatamente o propósito e o objetivo de uma construção a preço de custo”, esclarece Natália Marchini.


Outra forma eficaz de minimizar qualquer impacto decorrente de inadimplência no grupo de condôminos é localizar o imóvel em regiões nobres que, junto da arquitetura do edifício, despertem desejo pelo empreendimento, “assim facilmente é possível realocar um novo investidor para suprir uma unidade inadimplente, embora nosso trabalho esteja sempre voltado para evitar que isso aconteça”, conclui Arthur.


A Construtora Marchini Cardoso tem como missão promover oportunidades de negócios de alta rentabilidade através da execução e administração de empreendimentos de qualidade, bem localizados e com alto potencial de valorização.






bottom of page