top of page

Ivana

"A boa arquitetura é linda mesmo vazia, é aquela casa que causa encantamento mesmo antes de colocar os móveis e a decoração"


TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO JOÃO PAULO SANTOS


A arquiteta e professora Ivana Cabral faz parte daquele seleto grupo de profissionais que exercem seu ofício na cidade antes mesmo de inaugurar o primeiro curso de arquitetura em Maringá. Graduada pela Universidade Federal do Paraná em 1989, Ivana teve grandes mestres em sua formação, tais como Luiz Forte Netto, José Maria Gandolfi, Lubomir Ficinski e Manoel Coelho, nomes que integram o hall dos maiores da arquitetura brasileira, um privilégio que, segundo ela, exerce influência em sua carreira até hoje. “A maior lição que aprendi com estes profissionais é que arquitetura não é apenas estética, ela tem um propósito funcional extremamente importante, que transforma vidas, vivências, convívios e experiências em nível particular e em nível urbano também”, explica Ivana.


Este apelo funcional da arquitetura ganha forma na arte de Ivana através de projetos que têm uma essência muito verdadeira. “Tudo tem uma função e tudo precisa fazer sentido, o que eu busco fazer é agregar beleza nas soluções funcionais propostas”. Mas e se o cliente não for adepto dessa vibe minimalista? Ouso perguntar. “Ainda que o propósito seja de opulência, perceba que há um propósito, e eu abraço o projeto da mesma forma, sem a vaidade de fazer uma casa com a assinatura Ivana Cabral, meu desejo é genuinamente entregar uma casa que o cliente precisa”.


Sabiamente ela acrescenta que a casa idealizada ou sonhada pelo cliente nem sempre é a solução mais funcional para o que ele precisa, é aí que entra sua expertise. Na prática, nos deparamos com clientes que continuam com altos níveis de satisfação, após décadas habitando no mesmo espaço. Como é o caso do casal Claudio e Claudia Caniato, que permitiu nossa reportagem fotografar sua casa 14 anos após a conclusão da obra. “E nossa casa continua sendo a mais bonita do condomínio”, confessam eles.


Não só na casa da família Caniato como em todos seus projetos, Ivana preza por padrões convencionados e eternos de beleza e estética, fugindo de modismos que, além de serem efêmeros, têm potencial muito grande de cair em desuso ou desgosto. “Minha maior inspiração é a natureza, por isso meus projetos têm elementos naturais como pedra, madeira e luz, muita luz”.


Outra característica da arquitetura de Ivana Cabral são as linhas retas e uma arquitetura mais volumétrica, com ambientes racionais e pouco, ou nenhum, espaço inutilizado. “O desperdício de espaço significa desperdício de dinheiro e de recursos naturais, uma preocupação que trago desde a formação, mas que se tornou popular recentemente com a conscientização global gerada pela crise ambiental e climática”, frisa.


Além da arquitetura residencial, Ivana tem trabalhos de linha corporativa, comercial e de centros médicos, tanto para projetos arquitetônicos quanto de interiores. “Eu amo desenhar projetos do começo ao fim, ou seja, da arquitetura aos interiores, pois assim fica mais fácil agregar ao projeto valores de vida para mudar a dinâmica e vida das pessoas”, conclui.




bottom of page