top of page

EXCLUSIVIDADE no mercado imobiliário

A ROAN Boutique de Imóveis se tornou um canal único para o mercado de imóveis de alto valor em Maringá e região. Seu idealizador, Evandro Farias, desenvolveu um protocolo único baseado em curadoria, exclusividade e marketing de experiência

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS DAYANE DE CARLOS / JEFFERSON OHARA / JOÃO PAULO SANTOS / RAPHAEL GUIMARÃES


Para Gilles Lipovetsky, filósofo francês nascido em 1944, o ícone máximo do luxo nos dias atuais é conseguir comprar emoções e experiências. Quando Evandro Farias concebeu a Roan Boutique de Imóveis, seu objetivo era claro: ser um angariador de imóveis de alto valor, para promover a venda dos mesmos por meio de vivências e experiências construídas dentro de cada um destes imóveis, fugindo dos padrões convencionados de venda, onde o corretor apresenta o imóvel frio e vazio, enunciando as características físicas do imóvel como se fosse um menu de opções de degustação que só podem ser provadas após a efetivação da compra.


Através da Roan, Evandro inverteu essa dinâmica, oferecendo aos potenciais compradores do imóvel uma experiência muito próxima do que seria morar, antes mesmo de fechar o negócio. Essa vivência se torna possível através de um protocolo muito bem estruturado, que faz com que a casa passe por uma jornada de curadoria, produção, ambientação e estudo de marketing que culmina em um evento promovido dentro da própria casa, dando vida ao imóvel e lançando sobre ele holofotes que sugerem, acima de tudo, sua valorização no mercado.


Todo este trabalho em torno de cada imóvel angariado pela Roan envolve uma grande equipe multidisciplinar, um sistema que comporta apenas imóveis acima de R$ 2 milhões pela própria natureza do protocolo desenvolvido para cada empreendimento, conforme explica Evandro Farias: "todo o capital humano e capital real que injetamos em cada imóvel através do nosso protocolo de venda só se justifica para imóveis que tenham altíssimo valor agregado, desde o trabalho de curadoria e angariação, do concierge que cuida do imóvel e das benfeitorias que adicionamos, passando pelos processos de marketing e de evento, todos esforços são empregados para vender seu imóvel em um prazo médio de 180 dias".


EXCLUSIVIDADE


A própria etimologia do termo exclusividade está associada ao luxo. Na Roan Boutique de Imóveis, os imóveis que entram para o portfólio da empresa são comercializados exclusivamente pela Roan. Este contrato de exclusividade garante maior segurança para o proprietário do imóvel, pois a certeza de ser o único a trabalhar um imóvel é acompanhada de responsabilidades muito maiores por parte do agente imobiliário.


Melissa Dias, sócia na Roan e responsável pelo setor legal da empresa, explica que a seriedade do contrato de exclusividade denota o comprometimento do grupo em seguir com rigor todo o protocolo de venda desenvolvido de forma personalizada para cada empreendimento. "Uma casa posta à venda em diferentes imobiliárias ou com diferentes corretores dá ao imóvel, já na largada, uma conotação de varejo que deprecia consideravelmente seu valor de mercado", explica Melissa.


O protocolo de venda desenvolvido pela Roan, pautado no investimento de tempo e recursos para chegar a um fechamento, bem como toda a assessoria dada em todos os trâmites e "papeladas" pré e pós-venda, são diferenciais que somente a exclusividade pode garantir. Nas palavras de Evandro: "enquanto consumidor, muitas vezes me senti ultrajado por ter que sair da minha rotina e ir a um cartório tratar de burocracia, quando a imobiliária tinha plenas condições de fazer-me essa cortesia enquanto cliente".


PROTOCOLO DE CURADORIA E MARKETING DE EXPERIÊNCIA


Após celebrar o contrato de exclusividade, inicia-se no imóvel o protocolo desenvolvido pela ROAN, uma metodologia exclusiva que imprime valor ao imóvel e também promove sua exposição de forma direcionada e assertiva para públicos que representam potenciais compradores.


No primeiro passo, é acionado o serviço de concierge, profissional que avalia todas as benfeitorias que deverão ser aplicadas ao imóvel, desde limpeza e manutenção até a necessidade de paisagismo e ambientação, caso este em que são acionados os parceiros de ambientação. Interessante compreender que o serviço de concierge, embora seja a primeira etapa no protocolo desenvolvido para os imóveis, este profissional acompanha a casa até o momento final, que não termina na venda, mas também no pós-venda com o apoio da já mencionada burocracia e trâmites de transferência de titularidade.


A etapa da ambientação é um trabalho de decoração assinado designers de interiores, arquitetos e paisagistas para preparar a casa para as fases seguintes do protocolo: captação de fotos e vídeos, produção de marketing, estudo do evento ideal e evento de lançamento.


A casa que ilustra essa reportagem é um dos cases que passaram pelo portfólio da ROAN. Localizada no condomínio horizontal Villa Paradiso próximo à Av. Carlos Correa Borges de Maringá, esta casa de dois pavimentos ganhou vida através da ambientação de todas as áreas sociais – living, jantar integrado com a cozinha, espaço gourmet e até o jardim externo – e também uma suíte e terraço que compõem a área íntima. Esta casa contou, inclusive, com um parceiro inusitado do ramo fitness já que a casa tinha uma proposta de ambientação com academia voltada para o jardim.


Com a ambientação finalizada, a casa está pronta para as produções de fotos e de vídeos, materiais que entram para o acervo da Azul Marketing, agência responsável pelo marketing de todos os empreendimentos ROAN. Dayane de Carlos, consultora de imagem na ROAN, explica que toda imagem de foto e de vídeo fazem parte de um objetivo construído: "nosso propósito é apresentar cada imóvel como objetos de arte, porque acreditamos que espaços vazios não representam a verdadeira vocação de um imóvel".


Este movimento de direção artística acontece em cada um dos cômodos ambientados do imóvel. E as imagens são de autoria de Jefferson Ohara, fotógrafo especialista em fotos de arquitetura.


OPEN HOUSE CASA BORGES


O objetivo principal do evento promovido dentro dos imóveis à venda é reunir potenciais compradores do imóvel, mas mais do que isso, é promover um ambiente de experiência e networking para os profissionais envolvidos na concepção da obra e, principalmente, agregar valor ao imóvel, conforme explica Evandro Farias: "no caso da Casa Borges, no condomínio Villa Paradiso, achei incrível a percepção de valor entre os vizinhos do condomínio; após acompanharem todo o processo de curadoria e ambientação da casa, quando levamos para eles o convite para o evento de inauguração, é como se estivessem esperando; essa percepção de valor dentro do próprio condomínio valoriza o imóvel que está à venda e também os que estão ao seu redor".


Evandro explica também que é a própria casa quem determina o caráter e temática do evento desenvolvido pela ela. "Se entra para o nosso portfólio uma casa que tem uma belíssima adega, o evento pode ser uma degustação de vinhos guiada por um sommelier; se é uma casa com uma garagem imensa, podemos fazer um car ride show, por que não?".


DEPOIMENTO DE MORADOR


"O trabalho da Roan nos cativou pela facilidade. É um protocolo diferenciado que me permite deixar a casa por conta deles, inclusive toda a manutenção com cuidado e critério, é um diferencial enorme. A forma como a casa é exposta é muito elegante. Não é uma exposição em excesso, é para as pessoas certas, selecionadas. Enquanto o imóvel é exclusivo da Roan a casa fica em constante manutenção, e a gente acredita que é um trabalho muito sério e as pessoas que vão ver o imóvel terão maior segurança pela forma como está exposto".


— Patrícia Borges, proprietária da Casa Borges





bottom of page