top of page

Em tempos incertos, cuide de sua mente!

POR VANESSA BELEI

O que é mais poderoso que a nossa mente? É ela que cria nosso paraíso ou nosso inferno. Por que duas pessoas encarando as mesas situações reagem e interpretam-na de formas diferentes? É a velha história da árvore florida: para uns alegria e beleza, para outros, sujeira e trabalho. Estima-se que temos 70 mil pensamentos por dia, a maioria deles negativos.


A pandemia nos trouxe estas diversas formas de encarar a realidade, escancarou as várias formas de se enfrentar situações de incerteza e medo. Junto com um vírus que pode matar o ser humano em poucos dias, surgiu também o pânico, o medo, o desespero de uma realidade que não pode ser mais controlada. Ninguém sabe quem pode ser atingido e onde. Aqueles que sempre se acharam no controle de suas vidas, perceberam que não podem controlar nada. Os que acreditavam que a única segurança era a financeira, sentiram na pele que esta pode não valer de nada, quando o inimigo é invisível.


Então, como podemos viver e conviver nestes tempos sombrios? Como continuar vivendo de uma forma leve e saudável? A saída é para dentro! Para dentro de sua mente, para dentro de suas emoções. Estar no controle de nossos pensamentos depende só da gente.


Nos precavendo, claro, com as medidas de segurança necessárias – como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento, e, principalmente, fortalecendo nossa mente – seja por meio das tradicionais orações, das meditações ou dos ritos de proteção. No final de tudo: acreditar que existe algo maior que nós, uma energia poderosa que nos protege e sabe o que é melhor para cada um. Se interiorizar, trabalhar nossa mente com palavras positivas e de proteção, pode ser o início para conseguirmos viver em tempos de guerra – seja ela com armas ou com inimigos invisíveis.


Minha experiência e necessidade por esta introspecção vem muito antes da pandemia. Vem logo depois da minha maternidade, há oito anos. Com meu primeiro filho, nasceu também questionamentos, insatisfações com a rotina automática em que vivia e a vontade de fazer diferente.


Amor incondicional

Foi por meio das terapias alternativas que comecei a encontrar algumas pistas. Primeiro veio a formação em Thetahealing, depois conheci as técnicas de meditação com o Ho’oponopono e, por fim, o Reiki. E todos me levavam a um único destino: a necessidade de se autoconhecer. Quem sou eu? Por que faço o que faço? O que realmente vim fazer neste mundo? Se encontrei todas estas respostas? Acredito que não, e nem sei se um dia vou encontrar, mas muitas coisas venho aprendendo ao longo do caminho!


Acordar mentalizando bons pensamentos não é simplesmente uma dica dos escritores de autoajuda, é uma forma de você definir quais pensamentos e sentimentos vão permear seu dia. E é a partir deste princípio que partem as terapias alternativas.


Thetahealing, Reiki, Ho’oponopono e tantas outras partem do princípio que você cria sua realidade, você cocria sua realidade junto com uma força maior, o Criador de tudo o que é. No Ho’oponopono trabalhamos com quatro frases mágicas: “Sinto Muito, Me perdoe, Eu te amo, Sou Grata”. Palavras positivas que trazem boas energias para quem recebe e, principalmente, para quem as mentaliza.


A meditação, seja ela de poucos minutos, é o princípio para a conexão com seu eu interior e também com Deus. Para mim, a meditação é nada mais do que uma oração. Uma oração onde você está mais concentrada e focada.


Neste momento, forças positivas, forças de Luz são encontradas dentro de você, para depois expandir para o Todo. Esta energia de luz é, nada mais, do que a força do AMOR – onde tudo deve começar e onde tudo deve terminar. É esta nossa busca! A busca, constante e incessante, pelo amor incondicional – por nós mesmos e pelo outro (seja ele um ser humano, uma planta, um animal).


Retirando os maus pensamentos, começamos a mudar nossa forma de pensar, nosso sentir e nosso agir. Bons pensamentos criam bons sentimentos que criam boas ações. Com maus pensamentos a lógica é a mesma.


Talvez, você que está lendo este texto, não acredite muito nesta história de energia ou de emanar amor. Mas uma coisa é fato: você é responsável por sua realidade. É a autorresponsabilidade. Você se encontra onde você se colocou. Não foi ninguém que te colocou onde está. Se existe algum culpado e responsável pela sua vida, é você mesmo. E se existe alguém que pode mudar esta realidade é você. Por isso, tome rédeas de sua vida e de sua mente, e crie a realidade que você deseja! Acredite que esta nova realidade é possível, afinal, você é cocriador de sua vida, junto com as forças de Luz que nos rodeiam.


Terapias alternativas a favor de sua saúde mental:

Thetahealing – Cocriação de sua realidade junto com o Criador de tudo que há. Pra resumir: defino o Thetahealing como uma grande oração, uma grande meditação que faz a conexão de você, do seu eu interior junto com as energias da natureza, com o planeta e com a espiritualidade de cada um.


https://www.youtube.com/watch?v=9pXsdqqUqr0


Reiki – Seguindo cinco princípios básicos, o reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética. Nós podemos ser um canal da energia Reiki, a energia do amor, que cura a si mesmo e pode contribuir na cura do próximo, daquele que quer ser curado.


Os cinco princípios do Reiki são:

• Só por hoje não se zangue;

• Só por hoje, não se preocupe;

• Só por hoje, expresse sua gratidão;

• Só por hoje, seja aplicado em seu trabalho

• Só por hoje, seja gentil com os outros

- Recomendação simples para quem quer começar a meditar: sente-se em um lugar tranquilo e confortável, faça algumas inspirações mais profundas e repita estes cinco princípios.


Ho’oponopono – Técnica havaiana simples que gira em torno de quatro frase curtinhas, muitos a chamam de “magic words” - “Eu sinto muito”, “Me perdoe”, “Eu te amo” e “Eu sou grato”. Repetindo estas quatros frases como forma de meditação, acredita-se que memórias e padrões negativos podem começar a ser limpos. Claro que a técnica é muito mais complexa, mas este é o princípio básico que se baseia no perdão ao Universo, amor ao próximo e a si mesmo.


Abaixo a oração original do Ho’oponopono para quem quiser conhecer e meditar!


https://www.youtube.com/watch?v=O_Z08RAjIos




bottom of page