top of page

Direito ao Direito

Sediado em Maringá e em Curitiba, o escritório Sleder, Marcussu & Advogados Associados ganha destaque ao desenvolver um programa de responsabilidade social que o colocou entre as melhores empresas do país para se trabalhar, com ranking 9.4 pela GPTW, um trabalho idealizado pelos sócios Rosângela e Neldemar Sleder e desenvolvido por todos os sócios, advogados associados, estagiários e colaboradores


TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS JOÃO PAULO SANTOS


Quem passa pela avenida Gastão Vidigal e se depara com um escritório de advocacia onde outrora fora um endereço residencial, não imagina que ali está sediada uma das melhores empresas do país para se trabalhar, mérito dos sócios-fundadores Rosângela e Neldemar Sleder, advogados casados há 33 anos, e desde 2004 juntos à frente do próprio escritório de advocacia, o Sleder, Marcussu & Advogados Associados.


Atualmente rankeado entre as melhores empresas do país para se trabalhar, o Sleder, Marcussu & Advogados Associados recebeu nota 9.4 da GPTW, a principal consultoria do mundo que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação, valores que o escritório tem cultivado desde a sua fundação.


COMISSÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


A ideia de criar comissões para promover trabalhos sociais e ambientais dentro e fora do escritório foi da sócia Rosângela Sleder. Tendo ela mesma participado de diversas comissões temáticas da Ordem dos Advogados do Brasil (Direito Bancário, Advocacia Dativa e na Comissão da Mulher Advogada), percebeu a importância das comissões temáticas como uma oportunidade de unir áreas conexas à atuação jurídica, desenvolvendo a própria carreira e, principalmente, apoiando a comunidade. “Quando falo para os clientes e colegas de profissão sobre o “projeto dos selos” que são as comissões internas que criamos no escritório, todos ficam impressionados e acham a ideia muito boa”, fala Rosângela com orgulho.


Atualmente, as comissões internas presentes no Sleder, Marcussu & Advogados Associados são seis: Compartilhando Conhecimento, estando a frente a Luana Tavares; Pausa Digital, estando a frente Marcos Marcussu; Mulher Fora de Série estando a frente Rosangela Sleder e Carolina Lopes; Responsabilidade Social, sob a direção de Nathalya Lopes e Michelle Barbosa Sleder; Responsabilidade Ambiental, com Neldemar Sleder e Gabriela Biff e Gestão de Talento com os sócios Guilherme Sleder e Alexandre Genta.


Acreditando que a interação e a troca de aprendizado é o que permite a evolução profissional e pessoal das pessoas, essa comissão foi criada com o objetivo de promover debates, formações, palestras, webinars, treinamentos, entre outros. “Além de podermos encontrar nesse cenário uma comunicação interna rica em ações estratégicas como distribuição de conteúdos, cursos de treinamentos, etc. Pois como falou Mario Cortella, ‘afeto e conhecimento são duas coisas que se você guardar, você perde”, diz Rosângela Sleder.


A comissão Pausa Digital surgiu com o objetivo de levar conhecimento da vasta área do Direito a clientes e ouvintes através de podcasts informativos, criando um espaço onde a troca de experiências acontece de forma muito rápida e por meio da tecnologia.


O projeto Mulher Fora de Série tem desempenhado um papel importante no escritório. Criada com o objetivo de promover a equidade de gênero, essa comissão foi a responsável por desenvolver um plano de carreira que beneficiou não apenas as mulheres do grupo, mas todos os advogados, estagiários e colaboradores. “Tenho muito orgulho do trabalho desenvolvido por esta comissão, um trabalho tão importante que dele derivou um plano de carreira para todos colaboradores, desde o estagiário até o advogado associado, o que também nos incentivou a buscar a certificação GPTW, mas jamais imaginei que nossa pontuação seria tão elevada”, conta Rosângela.


Uma das comissões mais voltadas para ações externas é a de Responsabilidade Social. É uma das comissões mais antigas do grupo, em vigência desde dezembro de 2012 com o objetivo de despertar nos advogados, estagiários e colaboradores a doação de tempo e talento para um propósito social relevante. “O objetivo é mover ações e iniciativas voltadas à comunidade, cultura e educação, envolvendo o máximo de pessoas, entidades, parceiros e clientes proporcionando um maior resultado possível de bem-estar àqueles que precisam e necessitam de uma esperança”, explica Rosângela. Além da ação social, um dos principais trabalhos desenvolvidos através desta comissão é o chamado Pro Bono, termo que define a assistência jurídica gratuita para todos aqueles que não podem arcar com os custos de um processo.


Da mesma forma, a comissão de Responsabilidade Ambiental vem promover a cultura de cuidar do meio-ambiente e promover a educação ambiental. “Os projetos desenvolvidos por cada uma dessas comissões têm nos levado a diversas conquistas, no que tange ao ambiental, passamos a fazer a reutilização da água da chuva no escritório, a conversão de toda nossa energia para energia fotovoltaica e tornamos nosso sistema 100% digital sem a utilização de papel nos processos, o que nos certificou em selos prata em 2021 e ouro em 2022 frente a Organização de Desenvolvimento Sustentável”.


A Gestão de Talentos é uma comissão cujo objetivo principal é identificar as competências profissionais, atitudes e aptidões que os advogados, estagiários e colaboradores precisam ter para desempenhar de maneira eficiente seu trabalho e prestar seu atendimento ao cliente com excelência. O projeto vem auxiliar o desenvolvimento da equipe e suas habilidades.


O escritório possui também o Clube do Livro, que promove a leitura crítica de livros de dentro e de fora do universo do Direito, com o objetivo de ajudar o advogado a expandir sua visão de mundo. Grupos de estudos também são desenvolvidos pelos estagiários, com apresentações e palestras internas que visam também ampliar noções de liderança.


A gestão de todos os projetos desenvolvidos por cada comissão é feita pelos sócios da empresa, que atualmente são sete. Cada sócio preside uma comissão juntamente com os participantes que compõem cada uma destas comissões, desenvolvendo os projetos elencados no cronograma anual dentro e fora do escritório. “Nossa ideia a partir do próximo ano é que estas comissões possam ser cuidadas não apenas pelos sócios, mas por todo advogado que tiver o ânimo e a capacidade de agregar e cuidar de pessoas, pois a cultura colaborativa, social e ambiental já está arraigada na filosofia da empresa, e nesse caminho descobrimos que fazer o bem faz bem principalmente para nós, pois o doador se beneficia tanto quanto quem recebe a doação”, emociona-se Rosângela, que veio de uma origem rural humilde e chegou aonde chegou por apegar-se ao conselho materno de estudar para ser alguém na vida.


O sonho da graduação em Direito aconteceu para Rosângela aos 30 anos de idade. Naquele mesmo ano, abriu o próprio escritório junto do marido logo após receber seu título de advogada. “Como ela sempre foi muito competente tecnicamente, eu deixei toda a parte de direito com ela e me concentrei na parte de relacionamento e visita aos clientes”, explica Neldemar Sleder.


Atualmente, o Sleder, Marcussu & Advogados Associados conta com 30 integrantes entre Maringá e Curitiba, possui mais de 7 mil processos ativos e é um dos únicos escritórios da cidade a possuir departamento exclusivo para protocolos, que somam mais de mil por mês. O escritório atua em diversas áreas do direito, principalmente o Direito Empresarial, tendo grandes corporações como clientes. O escritório tem também grande demanda para atendimento de pessoa física através do ramo agro, com grandes produtores locais e de regiões como Piauí, Tocantins, Pará, Bahia, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e outros 5 Estados da Federação além do Paraguai.


“Nosso foco é atuar com ênfase na gestão jurídica, financeira e administrativa de pessoas físicas e jurídicas, adotando postura profissional na resolução de problemas judiciais e extrajudiciais, de forma clara e objetiva, sempre com probidade, ética e boa-fé”, conclui Neldemar.





bottom of page