top of page

De pai para filho

Há 40 anos no mercado do varejo de decoração e interiores, Luiz Damasceno é o fundador de uma das mais prósperas redes de lojas de móveis de Maringá e região. Representante exclusivo da grife italiana Natuzzi, ele e seu filho André Damasceno acabam de lançar uma loja exclusiva Century em região nobre da Av. XV de Novembro


TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS MARILIA GANASSIN


Quando iniciou no mercado do varejo da decoração e de eletrodomésticos, Luiz Damasceno já tinha o sonho de abrir a sua própria rede de lojas. Antes, porém, ele buscou na prática se aprofundar nos conhecimentos deste mercado, trabalhando primeiramente em São Paulo junto à diretoria da mais antiga rede varejista brasileira, a Pernambucanas.


Já se passaram mais de 3 décadas desde que Luiz Damasceno registrou o nome Damasc, apostando em seu próprio sobrenome e dando origem ao termo que, em Maringá, se tornou sinônimo de móvel de qualidade. Hoje 4 lojas integram o Grupo Damasc: Damasc Home Store, Square Móveis, Natuzzi Editions e Century.


Este crescimento contínuo acompanhou todo o dinamismo de um mercado em constante transformação. Quando buscamos entender qual o segredo para se manter no alvo, Seo Damasceno é taxativo: “é preciso ter flexibilidade, adaptação e não ter medo de corrigir erros”.


Para ilustrar essa filosofia empresarial, ele cita o livro “Feitas Para Durar: Práticas Bem-sucedidas de Empresas Visionárias”, escrito pelo americano Jim Collins como um estudo sobre as 18 empresas que têm idade média de 100 anos e superam o mercado de ações por um fator de 15 desde 1926. Luiz comunga da ideia de Collins de que uma boa empresa é feita de tentativas e oportunidades: “é mais fácil você fazer uma manobra quando está em movimento do que quando está parado”, explica Damasceno.


Uma das principais manobras super bem sucedidas de Damasceno foi ter sido pioneiro no Estado do Paraná a representar a Natuzzi Editions. Através de Luiz Damasceno, Maringá foi a primeira cidade do Estado, antes mesmo da capital Curitiba, a receber a linha de produtos dessa cobiçada grife italiana. “Quando conheci a Natuzzi não tive dúvidas de que ela se encaixaria perfeitamente no mercado exigente de Maringá”. Sua paixão pela marca foi tamanha que, em seu primeiro pedido, além dos produtos para a loja ele garantiu um novo estofado para sua própria casa.


A linha Natuzzi estava inicialmente representada pela Square Móveis, uma multimarcas do Grupo Damasc voltado para o atendimento especializado de arquitetos e designers com uma seleção de alto padrão. Com o crescimento exponencial da marca, veio a necessidade de abrir uma loja exclusiva Natuzzi, com o primeiro endereço na Av. XV de Novembro e mais recentemente na Av. JK para ampliação do show room. Em 2020, durante o epicentro da pandemia da Covid-19, a loja exclusiva Natuzzi de Maringá recebeu o selo de Segundo Lugar em Cumprimento de Metas de toda a rede Natuzzi Editions do país, liderando inclusive grandes centros como Belo Horizonte, Campinas e Porto Alegre.


A experiência de transformar a representação de uma marca para uma loja exclusiva mostrou ao Grupo Damasc que essa é a uma tendência contemporânea, tanto no mercado da decoração quanto no mercado da moda. “O mercado de multimarcas sempre vai existir, porém o crescimento das lojas exclusivas é uma realidade muito presente, porque tanto os lojistas quanto os consumidores perceberam que quando você conhece uma marca em profundidade, o atendimento fica mais elaborado e profissional, é muito mais fácil você oferecer boas alternativas para seu cliente quando o foco está em apenas uma marca”, explica Luiz Damasceno.


É por isso que o grupo apostou recentemente na marca Century para inaugurar uma loja exclusiva em 2020. Líder no mercado nacional de estofados a Century possui uma gigantesca linha de produtos que passam por cabeceiras, poltronas, cadeiras, bancos e mesas, tendo os sofás como o carro-chefe de seus lançamentos. “Nós sempre queremos ter as melhores marcas do mercado como parceiras, e dentro das marcas nacionais a Century caminha para uma supremacia do mercado”, afirma André Damasceno.


Formado em Administração de Empresas pela UEL, André sempre esteve presente nos negócios do pai, mesmo durante o período em que trabalhou como concursado em um grande banco estatal. A decisão de deixar definitivamente o mercado financeiro e mergulhar de cabeça nos negócios do pai veio com o lançamento da Square Móveis, uma loja que veio em resposta a um mercado de luxo que, à época, tinha poucas representações na cidade.


Para o futuro do grupo, André diz que sua principal herança é a capacidade de adaptação e inventividade do pai: “o ritmo com que as mudanças acontecem no mercado da decoração é impressionante, é preciso saber se antecipar às tendências do público e não estagnar diante dos novos desafios, tudo é crescimento e tudo é experiência”, conclui André.




bottom of page