top of page

Curadoria em viagens

Uma viagem personalizada parte de um princípio elementar: o que é bom para uma pessoa, pode não ser bom para outra. Especialista em viagens de experiência há mais de 15 anos através da Alleretour Travel Boutique, Andréa Tribulato explica o que significa, na prática, uma assessoria e curadoria para destinos exclusivos

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO BULLA JR.

Viajar é um sonho para a maioria das pessoas. Seja sozinho ou em família, com certeza em algum momento da sua vida você já se viu planejando alguma viagem com grande expectativa, afinal, viajar realmente é bom demais! Porém, esse sonho pode se tornar uma grande frustração quando a viagem não é personalizada para você. Isso pode acontecer inclusive em viagens em família, onde quase sempre os membros têm gostos distintos e nem todos ficam satisfeitos com as experiências vividas em uma mesma viagem. É neste aspecto que o serviço de consultoria de viagem de Andréa Tribulato se torna tão importante, conforme ela mesma explica: “No exemplo de roteiros com mais viajantes, cada pessoa tem demandas específicas, portanto cada experiência deve ser única e assim, em meu trabalho de curadoria, eu reúno a experiência de anos de viagens e anos de agenciamento turístico para garantir que cada pessoa viva a viagem que tem a expectativa de viver”.


O trabalho de consultoria turística que Andréa Tribulato trouxe ao mercado através da Boutique de Viagens Alleretour, toda reestruturada pós-pandemia, vai completamente na contramão dos chamados “pacotes de viagem” tão disseminados no mercado do turismo. Enquanto os pacotes nivelam um grupo inteiro de pessoas em um mesmo tipo de experiências, Andréa considera, em seu planejamento, cada viajante de forma extremamente individual: “nós temos muitas demandas de viagens em mais pessoas, não só famílias como grupos de famílias e de amigos que vão juntos para resorts no Brasil, estações de esqui, hotéis de luxo, destinos internacionais... Muito além de viagens, trago experiências genuínas àquele passageiro que quer viver uma viagem mais autêntica”.


Para tornar isso possível, Andréa conhece, pessoalmente, diversos destinos híbridos, que possibilitam no mesmo lugar o descanso e relaxamento para quem busca uma viagem de descompressão, a vida urbana agitada para quem gosta de compras, e mesmo a contemplação da natureza para quem gosta de integração com a vida natural. Um desafio que, segundo Andréa, só é possível com muita dedicação e conhecimento: “Eu estou acostumada a planejar viagens de altíssima complexidade, como esportes radicais e aventura, que envolve detalhes minuciosos de translado de equipamentos, de recursos em meio à natureza onde não existem recursos, então para mim, após tantos milhares de clientes atendidos, é muito fácil planejar uma viagem sob medida a cada gosto e perfil do viajante, identificando interesses e necessidades na busca de roteiros, serviços e hotéis específicos”, esclarece Andréa.


O grau de personalização das viagens promovidas pela Alleretour é tamanho que, não raro, após ouvir os objetivos do cliente e das pessoas que vão com ele, Andréa pode sugerir um destino diferente daquele apresentado inicialmente pela pessoa. “Não faz sentido eu enviar um casal para um hotel maravilhoso que dispõe de recreação para crianças se esse casal não tem filhos, porque o valor desse serviço está embutido na hospedagem, conheço resorts maravilhosos que são apenas para adultos; também não faz sentido uma pessoa que não joga se hospedar em um hotel-cassino, porque o valor desse entretenimento também está embutido na hospedagem”, cita como exemplo Andréa.


Nesta busca, cada vez mais constante, por viagens realmente sob medida e que denotam uma experiência, o Brasil tem se tornado um destino cada vez mais frequente, inclusive para o mercado do turismo de luxo. E não estamos falando apenas de resorts no litoral nordestino, mas no país como um todo. “Tem muita hospedagem ótima no Brasil para todos os perfis de pessoas, para quem gosta de experiências gastronômicas, de aprender sobre vinhos, contato com a natureza em diferentes biomas, desde o desértico ao Pantanal e Amazônia, viagens de contemplação, de apreciar arte contemporânea, locais quentes, locais frios, de serra, de montanha e de mar”, são roteiros planejados e feitos à mão, pensando no cuidado aos detalhes e personalização, com o que Andréa tem de mais valioso: conhecimento sobre lugares já explorados e viagens sempre com um ‘algo a mais’.




bottom of page