top of page

Cultura Colaborativa

A parceria entre a 2M, Agência de Marketing e a The Groop, estúdio de criatividade, surgiu fruto do ambiente de networking fomentado no espaço de coworking onde suas empresas estão instaladas, o Hangar Coworking, resultado de um estilo de vida e de trabalho que já é comum em outros países e que ganhou mais espaço no Brasil após o advento pandemia: a Cultura Colaborativa


A essência do ser humano é colaborativa. A forma registrada mais antiga de colaboração data de milênios atrás, quando vivíamos em tribos para aumentar a segurança e otimizar a busca por alimentos. Embora tão antigo quanto o próprio tempo, a cultura colaborativa nunca esteve tão em alta, principalmente com o afloramento de questões ambientais e climáticas, que tem nos impelido para um modo de vida onde se busca fazer mais, com cada vez menos recursos.


Basta olhar ao redor e perceber que o compartilhamento de bens e serviços tem crescido de forma exponencial: o transporte (por aplicativo), a moradia (como o AirBnb e diversos programas de time-share) e, claro, as estações de trabalho, os chamados coworking. Em Maringá, a cultura colaborativa promovida pelo coworking foi a grande responsável pela união da expertise de duas agências de comunicação: a 2M e a The Groop.


A 2M Nasceu da iniciativa da Project Manager Dani Lima e da Jornalista Juliana Gomes empreenderem juntas, mesmo Dani morando na época em São Paulo e Juliana em Recife. "Este novo normal que estamos obrigados a viver abriu a mente das pessoas e das empresas para as possibilidades do home office e das contratações para a prestação de serviço a distância para alguns setores, foi o empurrão que precisávamos para abrirmos nossa empresa juntas, embora tão distantes fisicamente uma da outra”, esclarece Dani diretora da 2M.


Atualmente a 2M se estabeleceu em Maringá, em virtude do volume de empresas atendidas pela agência na cidade e região, sem perder a essência do trabalho satélite de diversas profissionais espalhadas pelo Brasil. Além da Jornalista Juliana que fica em Recife, que é digital influencer e subeditora da coluna "Persona" do Jornal Folha de Pernambuco, a empresa conta com Tamires Rodrigues que é Head de Conteúdo e a Renata Ferroni que é Gerente de projetos em São Paulo, e Laryssa Gomes fundadora da HESH e especialista em Relações Públicas no Rio de Janeiro.


Com a união da expertise de cada integrante dessa equipe, elas são responsáveis pelo marketing digital de diversas empresas como a Century e personas como Pino Gomes e Regiane Alves.


Quando se fala em marketing digital é comum imaginarmos que trata-se apenas de administrar publicações para redes sociais. O conceito transmitido por esse termo é, porém, muito mais profundo. Após uma ampla experiência atuando como project manager de live marketing e trabalhar para o Facebook e Instagram em São Paulo e de fazer uma especialização em Marketing digital pela ESPM, Dani Lima esclarece que Marketing digital é, em resumo, toda a presença digital de uma empresa ou persona: "É um trabalho que envolve muito planejamento, estratégia de comunicação, estudo de público, tom de voz adequado para cada tipo de negócio e finalidade da empresa e o uso de ferramentas como branding, campanhas, eventos e qualquer outra iniciativa de exposição com objetivos pré-definidos."


É aqui que entra a The Groop. A 2M se especializou na gestão estratégica desses projetos enquanto a The Groop faz toda a parte de criação, desenvolvendo de marcas, peças criativas, vídeos, fotografias e design. Os Diretores de Fotografia e Arte, Luan Caetano e João Aquaroni, também se conheceram no ambiente colaborativo de um outro coworking, onde Luan mantinha seu escritório de fotografia e João o seu estúdio de criação e design. "Nossa fusão foi muito natural na medida em que muitos clientes para quem eu produzia trabalhos fotográficos, não sabiam exatamente como usá-las em seus canais de divulgação, foi aí que entrou o João com soluções de design aplicadas em diversos suportes, desde o digital até a papelaria, embalagens, estratégia visual e desenvolvimento de Marca e Identidade Visual dos diversos tipos de produção e seguimentos", explica Luan, Diretor de Arte do Estúdio. Dessa fusão de ideias e possibilidades criativas surgiu a expressão "Estúdio de Criatividade", termo que segue o nome the Groop desde então.


Dentre os serviços possíveis pelo Estúdio The Groop estão tudo que envolve Produções Audiovisuais, Design, Fotografia e Brand. Em parceria recente com a 2M, podem integrar seus serviços a estratégia de branding e comunicação digital que a 2M faz tão bem. "Foi uma união muito assertiva, o que nos leva a crer que as pessoas, até mesmo a economia, pode crescer muito com uma cultura colaboraria e formatos de gestão mais horizontais, além da diversidade que esse modelo de trabalho promove, agregando também no desenvolvimento pessoal", conclui João, Diretor de Arte da The Groop.






Comments


bottom of page