top of page

Cultura Colaborativa

A parceria entre a 2M, Agência de Marketing e a The Groop, estúdio de criatividade, surgiu fruto do ambiente de networking fomentado no espaço de coworking onde suas empresas estão instaladas, o Hangar Coworking, resultado de um estilo de vida e de trabalho que já é comum em outros países e que ganhou mais espaço no Brasil após o advento pandemia: a Cultura Colaborativa

A essência do ser humano é colaborativa. A forma registrada mais antiga de colaboração data de milênios atrás, quando vivíamos em tribos para aumentar a segurança e otimizar a busca por alimentos. Embora tão antigo quanto o próprio tempo, a cultura colaborativa nunca esteve tão em alta, principalmente com o afloramento de questões ambientais e climáticas, que tem nos impelido para um modo de vida onde se busca fazer mais, com cada vez menos recursos.


Basta olhar ao redor e perceber que o compartilhamento de bens e serviços tem crescido de forma exponencial: o transporte (por aplicativo), a moradia (como o AirBnb e diversos programas de time-share) e, claro, as estações de trabalho, os chamados coworking. Em Maringá, a cultura colaborativa promovida pelo coworking foi a grande responsável pela união da expertise de duas agências de comunicação: a 2M e a The Groop.


A 2M Nasceu da iniciativa da Project Manager Dani Lima e da Jornalista Juliana Gomes empreenderem juntas, mesmo Dani morando na época em São Paulo e Juliana em Recife. "Este novo normal que estamos obrigados a viver abriu a mente das pessoas e das empresas para as possibilidades do home office e das contratações para a prestação de serviço a distância para alguns setores, foi o empurrão que precisávamos para abrirmos nossa empresa juntas, embora tão distantes fisicamente uma da outra”, esclarece Dani diretora da 2M.


Atualmente a 2M se estabeleceu em Maringá, em virtude do volume de empresas atendidas pela agência na cidade e região, sem perder a essência do trabalho satélite de diversas profissionais espalhadas pelo Brasil. Além da Jornalista Juliana que fica em Recife, que é digital influencer e subeditora da coluna "Persona" do Jornal Folha de Pernambuco, a empresa conta com Tamires Rodrigues que é Head de Conteúdo e a Renata Ferroni que é Gerente de projetos em São Paulo, e Laryssa Gomes fundadora da HESH e especialista em Relações Públicas no Rio de Janeiro.


Com a união da expertise de cada integrante dessa equipe, elas são responsáveis pelo marketing digital de diversas empresas como a Century e personas como Pino Gomes e Regiane Alves.


Quando se fala em marketing digital é comum imaginarmos que trata-se apenas de administrar publicações para redes sociais. O conceito transmitido por esse termo é, porém, muito mais profundo. Após uma ampla experiência atuando como project manager de live marketing e trabalhar para o Facebook e Instagram em São Paulo e de fazer uma especialização em Marketing digital pela ESPM, Dani Lima esclarece que Marketing digital é, em resumo, toda a presença digital de uma empresa ou persona: "É um trabalho que envolve muito planejamento, estratégia de comunicação, estudo de público, tom de voz adequado para cada tipo de negócio e finalidade da empresa e o uso de ferramentas como branding, campanhas, eventos e qualquer outra iniciativa de exposição com objetivos pré-definidos."


É aqui que entra a The Groop. A 2M se especializou na gestão estratégica desses projetos enquanto a The Groop faz toda a parte de criação, desenvolvendo de marcas, peças criativas, vídeos, fotografias e design. Os Diretores de Fotografia e Arte, Luan Caetano e João Aquaroni, também se conheceram no ambiente colaborativo de um outro coworking, onde Luan mantinha seu escritório de fotografia e João o seu estúdio de criação e design. "Nossa fusão foi muito natural na medida em que muitos clientes para quem eu produzia trabalhos fotográficos, não sabiam exatamente como usá-las em seus canais de divulgação, foi aí que entrou o João com soluções de design aplicadas em diversos suportes, desde o digital até a papelaria, embalagens, estratégia visual e desenvolvimento de Marca e Identidade Visual dos diversos tipos de produção e seguimentos", explica Luan, Diretor de Arte do Estúdio. Dessa fusão de ideias e possibilidades criativas surgiu a expressão "Estúdio de Criatividade", termo que segue o nome the Groop desde então.


Dentre os serviços possíveis pelo Estúdio The Groop estão tudo que envolve Produções Audiovisuais, Design, Fotografia e Brand. Em parceria recente com a 2M, podem integrar seus serviços a estratégia de branding e comunicação digital que a 2M faz tão bem. "Foi uma união muito assertiva, o que nos leva a crer que as pessoas, até mesmo a economia, pode crescer muito com uma cultura colaboraria e formatos de gestão mais horizontais, além da diversidade que esse modelo de trabalho promove, agregando também no desenvolvimento pessoal", conclui João, Diretor de Arte da The Groop.






bottom of page