top of page

Crianças extraordinárias

Responsável por criar uma metodologia única que promove o desenvolvimento de crianças de forma integral — física, emocional, intelectual e social —, a médica pediatra Renata Sejas (CRM 28816 PR RQE 23086) fala tudo sobre seu trabalho de apoiar a família na formação de seres humanos extraordinários


FOTO JEFFERSON OHARA


Todos hão de concordar que uma criança é um projeto de vida. A forma como elas são cuidadas, criadas e preparadas para vida terão influência direta em todo o desempenho futuro deste ser humano em ascensão. Após deparar-se com esta realidade todos os dias como médica pediatra, foi quando tornou-se mãe que ela decidiu que precisava desenvolver uma metodologia de atendimento inédita, sem precedentes no país. “Quando me tornei mãe, senti o desejo de ajudar minha filha a tornar-se um ser humano extraordinário, um projeto que demandou anos de estudo e que me fizeram perceber que eu não queria ser uma pediatra prescritora de medicamentos, eu podia ajudar outros pais em uma jornada evolutiva que é muito maior e muito mais importante do que a medicina de doenças. Quero que minha filha seja um ser humano extraordinário e é isso que desejo para meus pacientes, não é tratar uma doença quando ela aparecer, é prevenir que ela aconteça, e isso é algo que não tem preço”, explica Renata.


À partir do desejo de formar crianças com excelente desempenho na escola, nos esportes, emocionalmente estáveis e com habilidades sociais para a vida, ela foi para os Estados Unidos buscar conhecimento em diversas áreas que englobam o desenvolvimento humano. Fez PhD em nutrição pela Boston University School of Medicine e especialização em Medicina Positiva pela Positive Discipline Association de Atlanta. Após dois anos de intensas pesquisas, desenvolveu um método que aplica há 7 anos em sua clínica. “Minhas consultas levam pelo menos 60 minutos, porque nelas busco entender primeiramente toda a estrutura familiar que a criança está inserida, e meu trabalho envolve principalmente a educação parental, pois eles são os pilares mais importantes no processo de desenvolvimento desta criança”.


Neste processo, Renata ajuda os pais a estabelecer novas práticas e novas rotinas dentro e fora de casa, conforme ela mesma explica: “Quando seu filho se alimenta de forma adequada, nos horários adequados e com uma boa qualidade de sono, é possível que ele cresça até 6 cm a mais do que o alvo genético programado, e meu sonho é que a maior quantidade de famílias tenha acesso a um acompanhamento pediátrico desses, pois pode transformar o adulto que seu filho será amanhã”.


Outro fator interessante compartilhado por Renata é que uma das maiores demandas dos pais hoje é por remédios para aumentar a imunidade dos filhos. Sobre este assunto ela esclarece que se uma mãe educa uma criança aos gritos, os níveis de cortisol e adrenalina da criança estarão sempre elevados, colocando o corpo da criança em um estado inflamatório constante, baixando a imunidade. “Algumas mães ficam surpresas ao entender que a solução nem sempre é remédio, pode ser alteração do comportamento”, diz Renata, que conclui dizendo que “toda criança é um diamante bruto, está nas mãos dos pais lapidar essa joia para que ela tenha valor inestimável no futuro”.


Há dois anos Renata Sejas difunde seu conhecimento para outras pediatras através de mentoria que ensina outros profissionais a aplicarem seu método e, assim, ajudar mais crianças a se tornarem seres humanos extraordinários.




bottom of page