top of page

Cirurgia Plástica das pálpebras Fazer com Plástico ou Oftalmo?

Drº Rodrigo Reis

CIRURGIÃO PLÁSTICO

CRM 30082 PR

RQE 17917


Drª MARIANN MIDORI YABIKU REIS

OFTALMOLOGISTA

CRM 30087PR

RQE 2735


A blefaroplastia é o nome dado à cirurgia plástica das pálpebras, um procedimento utilizado para rejuvenescer o olhar, através do tratamento do excesso de pele e bolsas de gordura localizadas nas pálpebras.


Além do apelo estético, a cirurgia das pálpebras também pode ser recorrida por motivos funcionais, é por isso que o procedimento pode ser encontrado tanto em clínicas de cirurgia plástica quanto oftalmológicas. Então vem a dúvida: com qual profissional devo fazer?


Tanto o cirurgião oftalmologista quanto o cirurgião plástico possuem atributos específicos que os caracterizam e se somam. Por exemplo: Se o músculo da pálpebra está enfraquecido, é necessário, além da retirada de pele e bolsas de gordura, o tratamento desse músculo. O oftalmologista, especialista em plástica ocular, tem maior experiência para fazer esse reparo funcional. Por outro lado, se for necessário associar o lifting facial ou de supercílios, é o cirurgião plástico o profissional com maior experiência.


Com o objetivo de somar as vantagens técnicas de cada uma destas áreas de especialidades, o casal de médicos Rodrigo Reis (cirurgião plástico) e Mariann M. Yabiku Reis (oftalmologista) compartilham o centro cirúrgico há mais de oito anos, realizando juntos as cirurgias de blefaroplastia. “Os pacientes gostam muito dessa combinação, porque muitos sentem-se mais seguros com a presença de um oftalmologista, especialista em plástica ocular , devido ao cuidado funcional das pálpebras”, esclarece o Dr Rodrigo. Já nos casos em que a queda da pálpebra está associada a queda da sombrancelha, “a cirurgia em conjunto com o cirurgião plástico proporciona um tratamento integral e mais harmônico”, explica a Dra Mariann.


A queda da região lateral das sobrancelha é muito comum com o avançar da idade, proporcionando uma expressão um pouco mais entristecida nas pessoas e rugas na região lateral dos olhos, os famosos “pés-de-galinha”.


A técnica de lifting da cauda da sobrancelha, conhecida como minilifting fronto-temporal de Reis-Sundfeld, foi descrita pela primeira vez na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica no ano de 2015 e desenvolvida pelo Dr Rodrigo Reis em conjunto com colegas cirurgiões plásticos da Universidade Federal de São Paulo. A técnica é considerada minimamente invasiva e relativamente simples de ser associada à cirurgia da pálpebra. O paciente não precisa ficar internado, tendo alta no mesmo dia. “Todas as cirurgias palpebrais, são realizadas no Hospital da Visão do Paraná e geralmente são realizadas com sedação e acompanhamento de médico anestesista, o que proporciona conforto e segurança ao paciente”, explica o Dr Rodrigo.




bottom of page