Drº Rodrigo Reis
CIRURGIÃO PLÁSTICO
CRM 30082 PR
RQE 17917
Drª MARIANN MIDORI YABIKU REIS
OFTALMOLOGISTA
CRM 30087PR
RQE 2735
A blefaroplastia é o nome dado à cirurgia plástica das pálpebras, um procedimento utilizado para rejuvenescer o olhar, através do tratamento do excesso de pele e bolsas de gordura localizadas nas pálpebras.
Além do apelo estético, a cirurgia das pálpebras também pode ser recorrida por motivos funcionais, é por isso que o procedimento pode ser encontrado tanto em clínicas de cirurgia plástica quanto oftalmológicas. Então vem a dúvida: com qual profissional devo fazer?
Tanto o cirurgião oftalmologista quanto o cirurgião plástico possuem atributos específicos que os caracterizam e se somam. Por exemplo: Se o músculo da pálpebra está enfraquecido, é necessário, além da retirada de pele e bolsas de gordura, o tratamento desse músculo. O oftalmologista, especialista em plástica ocular, tem maior experiência para fazer esse reparo funcional. Por outro lado, se for necessário associar o lifting facial ou de supercílios, é o cirurgião plástico o profissional com maior experiência.
Com o objetivo de somar as vantagens técnicas de cada uma destas áreas de especialidades, o casal de médicos Rodrigo Reis (cirurgião plástico) e Mariann M. Yabiku Reis (oftalmologista) compartilham o centro cirúrgico há mais de oito anos, realizando juntos as cirurgias de blefaroplastia. “Os pacientes gostam muito dessa combinação, porque muitos sentem-se mais seguros com a presença de um oftalmologista, especialista em plástica ocular , devido ao cuidado funcional das pálpebras”, esclarece o Dr Rodrigo. Já nos casos em que a queda da pálpebra está associada a queda da sombrancelha, “a cirurgia em conjunto com o cirurgião plástico proporciona um tratamento integral e mais harmônico”, explica a Dra Mariann.
A queda da região lateral das sobrancelha é muito comum com o avançar da idade, proporcionando uma expressão um pouco mais entristecida nas pessoas e rugas na região lateral dos olhos, os famosos “pés-de-galinha”.
A técnica de lifting da cauda da sobrancelha, conhecida como minilifting fronto-temporal de Reis-Sundfeld, foi descrita pela primeira vez na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica no ano de 2015 e desenvolvida pelo Dr Rodrigo Reis em conjunto com colegas cirurgiões plásticos da Universidade Federal de São Paulo. A técnica é considerada minimamente invasiva e relativamente simples de ser associada à cirurgia da pálpebra. O paciente não precisa ficar internado, tendo alta no mesmo dia. “Todas as cirurgias palpebrais, são realizadas no Hospital da Visão do Paraná e geralmente são realizadas com sedação e acompanhamento de médico anestesista, o que proporciona conforto e segurança ao paciente”, explica o Dr Rodrigo.
Comments