top of page

Blefaroplastia estruturada

Este termo se tornou largamente utilizado por cirurgiões oculares para significar a associação de novos procedimentos à já conhecida blefaroplastia. O termo, porém, surgiu na literatura médica para definir um tipo específico de procedimento cirúrgico, conforme esclarece o médico cirurgião oftalmologista doutor Gustavo Siqueira (CRM/PR 19056 | R.Q.E. 11635)


TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO JEFFERSON OHARA

A blefaroplastia tradicional é, conforme já esclarecemos em edições anteriores, uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras inferiores e/ou superiores, que pode também ser realizada com a retirada do excesso de gordura das pálpebras, além de posicioná-las corretamente, diminuindo a aparência cansada e envelhecida do paciente.


Ganhando em audiência e atenção cada vez maior das pessoas está a blefaroplastia estruturada, uma técnica que consiste na associação de dois procedimentos aliados à blefaroplastia tradicional, sendo elas a Cantopexia Lateral e o Conjuntivomullerectomia. A primeira consiste em uma técnica utilizada para restabelecer o olhar amendoado ao tensionar o canto externo palpebral. Já a Conjuntivomullerectomia é uma técnica cirúrgica indicada para pacientes que têm um leve rebaixo no olhar que não está relacionado ao excesso de pálpebras, um procedimento que aumenta a amplitude de abertura dos olhos.


O médico cirurgião oftalmologista doutor Gustavo Siqueira esclarece que a indicação da blefaroplastia estruturada deve ser avaliada de forma individual e personalizada para cada paciente. “Embora sejam considerados procedimentos de baixo risco, toda cirurgia deve ser indicada de acordo com a necessidade de cada paciente, e há casos em que a blefaroplastia tradicional alcança os objetivos estéticos definidos em consulta”, explica Gustavo.


O termo Blefaroplastia Estruturada foi introduzido na literatura por autores médicos brasileiros para definir este tipo específico de associação de técnicas. Erroneamente, alguns profissionais acabam definindo por blefaroplastia estruturada a aplicação da blefaroplastia associada a qualquer outro procedimento cirúrgico, como um mini lifting de supercílio, por exemplo.


Em todos os casos, recomendamos que se consulte um médico cirurgião de confiança para avaliar e desenvolver um programa cirúrgico personalizado para os objetivos e queixas individuais de cada paciente.

 

 




bottom of page