ARTE, FAZ PARTE

Na Urban Arts Maringá as telas são muito mais do que elementos decorativos, são obras artísticas autorais que imprimem personalidade e dão o tom e o mood de um ambiente

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS RAPHAEL GUIMARÃES / JOÃO PAULO SANTOS

A Urban Arts é uma galeria de arte que possui mais de 200 mil obras autorais em seu acervo. O grande diferencial da marca é que as obras de arte são digitalizadas e disponibilizadas em tiragem reduzida, preservando assim o caráter de autenticidade das mesmas. Outra característica que destaca a Urban Arts é a altíssima qualidade de impressão, feita em alta resolução, revelando minuciosos detalhes, mesmo para o observador mais próximo da tela.


A responsável por trazer a franquia para Maringá, Arianne Vatanabe Thom, explica que as obras de arte deixaram de ser um mero elemento decorativo e passaram a ocupar espaços de grande importância em casas e até mesmo ambientes corporativos. “As telas são uma oportunidade de levar para os ambientes o estilo e a alma de quem ocupa aquele espaço, é incrível como as obras de arte têm o poder de abrigar algo tão íntimo e pessoal de cada pessoa”.


Pensando nisso, Arianne faz pessoalmente o trabalho de curadoria local das peças que compõem o acervo físico da Urban Arts de Maringá. Com seu olhar de arquiteta, ela busca trazer para as peças que compõem o acervo de sua galeria alguns dos movimentos artísticos mais recentes, observando comportamentos e tendências contemporâneas. “Fazemos uma curadoria ampla com diversos estilos, sempre focados em tendências de arquitetura e de arte”, explica Arianne.


Na Urban Arts Maringá, além do grande volume de obras disponíveis no acervo da galeria, tanto arquitetos e designers quanto o consumidor final têm a possibilidade de selecionar peças no acervo digital da galeria, através de uma busca guiada pelo time local, uma equipe qualificada para direcionar o cliente na escolha da obra de arte ideal. “É um trabalho que se estende além da galeria, porque nossa equipe vai até o local, entende onde as obras serão aplicadas, fazem sugestões de composições e inclusive uma seleção e busca pela arte mais apropriada”.

Milena Dantas é uma cliente da Urban Arts Maringá. Em seu apartamento assinado pela arquiteta Juliana Meda, Milena participou ativamente na escolha das telas que hoje fazem a ambientação do living em seu apartamento. “Eu queria telas que despertassem uma lembrança familiar de um ano sabático em que moramos no litoral dos Estados Unidos, que trouxessem essa memória gostosa do que vivemos em família”, explica Milena. Sobre o processo de escolha das obras, ela conta que “foi um processo muito prazeroso e a equipe da Urban foi muito solícita e muito disposta o tempo todo”.

O interior dos ambientes são feitos de diversos elementos, como móveis, acessórios, plantas e obras de arte. Todos eles dão personalidade ao décor, mas é incrível como as obras de arte dizem muito sobre quem somos, o que gostamos e até mesmo um pouco de nossa história e o que acreditamos.”


— Ninha Chiozzini