top of page

Arquitetura dos Dentes

Surpreendente e inovador são atributos da odontologia do Dr. Sidney Kina, características presentes também na arquitetura que abraça sua nova clínica


TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS JACKSON YONEGURA

Na primeira vez que fui até a nova sede da clínica Kina Essential Balance, tive a impressão de que o GPS estava louco ou que eu estava sendo enganado por meus próprios sentidos... Localizado em uma curva suave da Rua Rodrigo Silva em Maringá, a clínica foi estabelecida em um ponto da Zona 4 que marca o processo do uso residencial para o comercial do bairro. O imponente edifício, todavia, não revela de antemão o que realmente é, ou a que realmente veio.


Intrigado com o número na fachada que indicava que eu estava, sim, no local certo, entrei pelo portão social e toquei o interfone já na porta do hall de entrada. Após passar pela ampla porta de esquadrias pretas, me vi pequenino diante de um foyer de pé direito altíssimo, que na ocasião conservava em exposição as telas do artista Kubo. Uma verdadeira galeria de arte.


Projetada pelo escritório Verri & Galvão Arquitetos, a clínica conserva o papel híbrido de ser um local para o exercício do ofício da odontologia e também para a ministração de cursos de aperfeiçoamento comandados pelo Dr. Sidney Kina. O objetivo dele, ao encomendar o projeto, é que sua clínica deveria ser linda e não ter cara de clínica.


Para atingir tais objetivos a edificação foi implantada em bloco único com recuos frontal e posterior, possibilitando a implantação de dois jardins e uma integração maior com o entorno verde. A organização espacial do edifício permite que todos os níveis sejam visíveis por meio dos vãos livres proporcionados pela disposição assimétrica dos andares internos. Até mesmo o fosso do elevador é fechado com vidro, aumentando ainda mais a fluidez visual tão abundante no espaço, comparável com uma catedral.


As estruturas de concreto armado aparente, tão presente em toda a edificação, contrastam com as ripas de madeira ipê que fazem o fechamento do auditório e do corrimão da escada, uma matéria natural e brasileira, assim como o design de muitos móveis que encontramos no local e muita arte popular brasileira que visam enaltecer nossa cultura em um local que recebe tantos estudantes estrangeiros.




bottom of page