top of page

Afinal, o que é independência financeira?

Sócio fundador da Sacre Investimentos, Rafael Martineli fala com exclusividade para a WIT sobre independência e estabilidade financeira em um período histórico de instabilidade política e econômica, que pode levar as pessoas a tomarem decisões erradas a respeito de suas próprias finanças

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO JOÃO PAULO SANTOS

Em um país como o Brasil que, definitivamente, ainda não tem uma cultura de investimentos consolidada, momentos como o que estamos vivendo (guerra e rumores de guerra, recessão econômica de diversas potências globais, ano de eleições presidenciais, entre outros) podem levar as pessoas a tomarem decisões pautadas no medo e não no conhecimento. Essa fórmula pode ser catastrófica quando o que se busca são bons resultados e bons rendimentos em uma carteira de investimentos, conforme explica Rafael Martineli, sócio fundador da Sacre Investimentos: “o desconhecimento e a falta de informação sobre a economia e outros fatores globais podem levar as pessoas a se questionarem sobre o que vai acontecer com seu próprio dinheiro, alguns canalizam todo seu capital para carteiras de renda fixa, como poupança, outros até mesmo retiram o dinheiro dos bancos para guardar em cofres, que são decisões equivocadas que fazem muitas pessoas perderem dinheiro”.


É neste contexto que a presença de um especialista assessor de investimentos se torna tão importante, um profissional que estuda não apenas o mercado financeiro em si, mas as condicionantes globais que podem influenciar o desempenho de centenas de diferentes tipos de investimentos possíveis atualmente. “Nossos especialistas conduzem o cliente investidor em uma jornada de conhecimento e informações atualizadas que vão ajudar ele a tomar decisões mesmo diante de um cenário turbulento”, explica Rafael.


Além do conhecimento, a própria experiência empírica conta muito diante da necessidade de tomadas de decisões assertivas. “Temos a experiência de ter passado por diversas eleições, inúmeras recessões globais e mais recentemente a pandemia, ao somar essas vivências com o fato de que temos um time com pessoas especializadas em diversas áreas, nos capacita para mostrar ao investidor que este caminho que para ele parece nublado pode se tornar um caminho ensolarado com a nossa direção”, diz Rafael.


A parcela de investidores nos Estados Unidos supera 54% da população, já no Brasil este número não alcança os 2%. Este índice pode ser uma das evidências de que, realmente, quando se trata de dinheiro os brasileiros tomam decisões que não são benéficas para o seu rendimento. “Aqui entramos em uma esfera psicológica que chamamos de Finanças Comportamentais, quanto mais estudamos este tema, mais percebemos que o nosso principal trabalho é combater a dúvida, a preocupação e o medo ao compartilhar com o cliente investidor conhecimentos que vão ajudá-lo a tomar decisões corretas, de forma tranquila e dormir bem”, conclui Rafael.



Liberdade financeira na semana da independência

Dois temas recorrentes no cotidiano de atendimento a clientes da Sacre Investimentos é a busca das pessoas por tranquilidade financeira e independência financeira. Por tranquilidade entende-se a boa gestão do capital, saldo positivo e fluxo de caixa favorável ao investidor; já independência é não depender da geração ativa de renda para viver, usufruindo de renda passiva. Em celebração da semana da independência, a Sacre Investimentos promoveu um evento virtual informativo no último dia 5 de setembro reunindo especialistas do BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina, para falar sobre independência financeira. Foram abordados temas como renda variável, diversos produtos de renda fixa e investimento no mercado internacional, tudo isso baseado em macro cenários abordados nas lives, como política, economia, relações internacionais entre países e outros temas estruturais para a economia do nosso país. Todos os vídeos do Independência Sacre estão disponíveis no canal Sacre Educação no YouTube através do link sacreinvestimentos.com.br/youtube




bottom of page